mc components muck maq
NotíciasPlástico

Acompanhe tudo o que rolou no setor em 2019

Trouxemos uma retrospectiva especial de notícias importantes do mercado do plástico

O cenário do mercado plástico está cada vez mais interligado com a tecnologia, permitindo novas tendências nesse meio. Ao longo deste ano, foi possível para a Plástico Virtual alavancar ainda mais a visibilidade dessas empresas do setor. Veja um pouco do que rolou pelo portal esse ano, com grandes novidades do setor:

Entre os meses de janeiro a maio começamos falando dos impactos da indústria 4.0 no setor de transformação de plástico, trazendo algumas novidades do setor, suas vantagens, como robôs colaborativos e os desafios que o País enfrenta para chegar na indústria 4.0.

Priorizando sempre a reciclagem e a sustentabilidade, tivemos matérias importantes como, plástico que virou asfalto, trazendo mais resistência para as ruas. Assim como um hotel que já possui chalés feitos com plástico reciclado, e placas solares.

Tivemos algumas novidades de como preparar a sua empresa para a indústria 4.0, e falando do mês do consumidor, de como conquistar mais visibilidade e posicionamento no digital.

Esse ano, foi um ano de mudanças e muito se fala sobre o plástico ser o vilão da história, trouxemos matérias importantes, mostrando que as ações erradas estão no descarte e não no produto, que o plástico ajuda e beneficia a vida das pessoas.

Ainda falando da indústria 4.0, trouxemos conteúdos que falam da importância de estar dentro desse mercado, com a era digital, todo modo de se relacionar mudou e com isso, as empresas e os clientes também mudaram.

Em 2019 trouxemos meses temáticos, que têm grande importância para garantir que o mercado fique por dentro dos principais temas do mercado.

Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, começamos em junho o mês da sustentabilidade. Nos mês de junho falamos sobre a repercussão do banimento do canudinho e quais as opções que o material pode ter. Tivemos também o lançamento do game Eckoblocks com apoio do PICPLast em parceria com a Braskem. O game incentiva crianças a preservarem o meio ambiente com uma cidade sustentável.

Compartilhamos também novidades como os óculos que estão sendo feitos através de tubos de pasta de dente, estimulando novas gerações de valores que combinam elementos, como a sustentabilidade e tecnologia ao trabalho artesanal. Além disso, pudemos ver como a BASF desenvolveu pisos drenantes que captam água para reuso. E a maior novidade é que em 2020, teremos o pódios feitos de plástico reciclados nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente, ainda mais na atual época em que estamos, onde muito se fala sobre o plástico ser ou não o vilão. É importante discutir a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável em todas as esferas.

Já para o mês de julho, trouxemos os questionamentos da automação industrial peça importante para melhorar a produção e as vendas das indústrias. E também lançamos uma novidade de que todas as sextas-feiras é lançada uma matéria de perguntas e respostas, de como funciona máquinas e equipamentos, e para que servem certo tipos de matérias-primas.

Trouxemos a importância de novos sensores fotoelétricos para a indústria de embalagens devido a sua grande capacidade de aplicação.

Ainda no mês de julho, tivemos uma matéria sobre a plasticultura que possui como objetivo aumentar a produtividade dos cultivos, reduzir drasticamente o consumo de água e gerar um uso mais racional dos insumos agrícolas. E hoje tem sido muito utilizada.

Um tema muito discutido foi o novo acordo da União Europeia e o Mercosul que traz a isenção dos impostos para exportações de países membros.

Para o mês de agosto, trouxemos a Impressão 3D, e os desafios que ela traz para a indústria, além de soluções que podem ser aplicadas e que geram retorno. Que é possível criar diversas coisas com a impressão 3D, já sabemos, já é possível criar próteses, automóveis, alimentos, brinquedos, implantes médicos e muito mais. E na indústria não é diferente, robôs tem ganhado espaço na indústria, facilitando a produção, a programação para lotes.

A novidade do mês foi uma matéria do primeiro solvente de fonte renovável, feito a partir da cana-de-açúcar, e atende segmentos como tintas, tíneres e adesivos. O solvente traz avanços para a sustentabilidade.

Já para os meses de setembro e outubro, trouxemos novidades para o setor de matéria-prima e para o setor de máquinas e equipamentos. Trouxemos importantes nomes da indústria que apostam no marketing digital, e quais as estratégias mais importantes que elas utilizam para que a sua empresa cresça no mercado e tenha mais visibilidade. Empresas de diversos segmentos, como matéria-prima e máquinas e equipamentos, empresas que utilizam da Plástico Virtual como ações estratégicas.

Falando sobre matéria-prima, mostramos como as resinas recicladas sofrem dificuldades no mercado pela falta de divulgação do material, mesmo possuindo mesma qualidade que as resinas virgens, mostrando algumas empresas que utilizam desse material. 

O primeiro eletrodoméstico feito a partir de resina pós-consumo foi lançado, e trouxemos com exclusividade como foi feito esse processo e a parceria das empresas para essa criação.

Pudemos mostrar como o setor de máquinas e equipamentos enfrentou um processo de recuperação no mercado, devido à instabilidade política. E a nova mudança que zerou de forma temporárias as alíquotas de importação para algumas máquinas, trazendo o desejo para novos investimentos. 

Tivemos também notícias que trouxeram esperança para o setor, como políticas de estímulos para o setor, com a nova Portaria nº 2.519, de 18 de setembro de 2019, com exclusividade do presidente da ABINFER.

Ainda no mês de outubro lançamos uma grande novidade no portal, o Plástico pelo Mundo, onde trazemos notícias que acontecem ao redor do mundo sobre o mercado do plástico e as novidades que estão sendo desenvolvidas.

Fechando o mês, falamos sobre a aprovação da Reforma da Previdência, e como a reforma vai impactar a indústria e os setores do mercado plástico.

Em nosso mês de novembro, falamos de temas importantes como as vantagens que os corantes líquidos possuem para o mercado, e como o seu aproveitamento possui maior duração nos produtos. Lançamos uma matéria, onde falamos da importância dos masterbatches e as linhas exclusivas que produzem.

O ano está acabando, mas ainda temos muitas novidades para vocês, acompanhe o nosso mês de dezembro com grandes expectativas para 2020. Muitas empresas investiram em novos métodos para acompanhar as tendências do mercado. Comece a planejar estratégias para 2020 e fique por dentro de todas as novidades que iremos trazer ao longo do ano.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo