Braskem
EmpresaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Masterbatch: empresa desenvolve efeitos que trazem exclusividades a peças finais

As linhas de masterbatches da Colorfix são responsáveis por efeitos que tornam o produto único levando inovação para os clientes

Os masterbatches são concentrados de pigmentos ou aditivos, em formatos de grãos, utilizados para colorir ou incorporar a resina. O concentrado é muito utilizado pela indústria, podendo se adaptar a diferentes processos de transformação do plástico.

A Colorfix é uma empresa de matéria-prima e presa por inovação e destaque no mercado, possuindo posicionamento orgânico, trabalhando com o marketing digital para a indústria 4.0. A Colorfix trabalha na inovação e no desenvolvimento de concentrados de cor e/ou aditivos, promovendo a melhoria dos produtos para os clientes e trabalha com linhas como: Masterbatches: concentrados de cor para incorporar a resina termoplástica; Colorbatches: um novo conceito de concentrado de cor no formato de microgrânulo, desenvolvido pela Colorfix, possuindo maior concentração de pigmentos; Pigmentos em pó: substâncias que conferem cor ao material e geralmente são em pó; Tingimento de resina: mistura o masterbatch na resina, ganhando prazo na aplicação; Liquidcolor: concentra grandes quantidades de pigmentos ao material; Masterbatches pretos de alta tecnologia: projetado para oferecer soluções que exigem resistência para a peça final; e Clearfix Colorantes: linha de cores desenvolvida especificamente para PP de alta transparência;

O masterbatch se mantém o mesmo em sua essência, no entanto, hoje, as matérias-primas que o compõe, o processo de obtenção está em constante evolução, ainda mais no que se refere a dispersão e incorporação das matérias-primas.

Hoje, os masterbatches são responsáveis por diversos efeitos, e as variações dos efeitos ocorrem pela diferenciação das matérias-primas. “Seja pelo tamanho das partículas, como é o caso dos glitters, perolados e marmorizados ou pela composição das misturas, como é o caso do efeito marble ou até mesmo pela coloração das partículas, como é o caso dos diversos tipos de perolados, fluorescentes”, explica Judi Fardo de Lucena.

A Colorfix trabalha com a linha marble que é responsável por um efeito mármore, madeira. O efeito se dá pela mistura de masterbatches de diferentes colocações e características químicas diferentes. “Foram anos de pesquisa e desenvolvimento até conseguir chegar no efeito desejado. Essa linha é aplicada para PE, PP, PSAI, ABS e Surlyn no processo de injeção, sopro e extrusão”, explica Judi.

Cada novo projeto realizado pela empresa é sempre acompanhado por suporte técnico para ajuste de parâmetros, e essa linha possui cada peça de forma única. A linha marble, pode ser aplicada em qualquer linha como UD, eletroeletrônico, móveis, higiene e limpeza.

A Colorfix também produz a linha perolada, que possui aplicação na linha de cosméticos, possuindo efeitos diversos, desde o perolado mais comum, até efeito de interferência, como furta cor, até dourados e metalizados.

Segundo Judi, “geralmente as solicitações de linhas de cores vem da indústria, mas temos casos mais específicos de end users. Ainda esse ano estaremos lançando o caderno de cores e tendências de 2020, além de novas opções para a linha marble, voltando a dar mais ênfase em produtos biodegradáveis e sustentáveis. A Colorfix possui excelentes expectativas para 2020, tanto de manutenção de nossos clientes como de captação de novos”.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo