Casa / Notícias / Plástico / Calça ecológica usa quatro garrafas PET

Calça ecológica usa quatro garrafas PET

As peças mais conhecidas feitas a partir de fios de garrafa PET são as camisetas, mas é possível fazer calça de PET também. Elas utilizam o dobro de garrafas PET em sua confecção

 

Embora as camisetas feitas de garrafa PET sejam mais comuns, calças produzidas com o mesmo tecido já competem no mercado. Um exemplo é a marca Camiseta feita em PET, que produz roupas com material de garrafa reciclada e lançou sua linha de calça jeans esse ano. A calça de PET já é uma realidade.

A empresa foi criada em 2008 e tem como objetivo a reciclagem de materiais. Em 2014, faturou R$ 750 mil. Já em 2015, o faturamento subiu para R$ 2 milhões.

De acordo com a Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET), para produzir uma camiseta são necessários materiais reciclados de duas garrafas PET de 2 litros, já para uma calça de PET.

Muitas outras indústrias têxteis têm se rendido à produção de camiseta e calça de PET, tais como a Hering, Oskler, Mizuno e Brookfield. Ainda segundo dados da Abipet, a reciclagem de garrafas consome 50% de toda a produção de PET do Brasil.

No site da Abipet, a associação afirma que o fio de poliéster, que geralmente é associado ao algodão, confere algumas propriedades ao tecido, como estabilidade dimensional, que impede que o tecido encolha ou entorte, solidez na cor, resistência e durabilidade com mais qualidade durante muito tempo.

 

Moda íntima

O fato de evitar que o tecido amasse, transforma a roupa feita de PET em uma alternativa interessante para pijamas e moda íntima. O PET está chegando, por exemplo, ao universo masculino. Uma das maiores fabricantes de cueca do País pretende inserir o tecido de material reciclado em sua produção.

Embora desde 2001 o PET reciclado venha sendo utilizado por grifes, só em 2007 isso começou a ser anunciado oficialmente em desfiles.

 

Curiosidade

O PET, na verdade, foi criado pela indústria têxtil para fazer tecido, em 1940. A partir dos anos 70, passou a ser matéria-prima alternativa para ser usada em mistura com algodão. Foi quando algumas transformações químicas permitiram a produção de garrafa.

A partir do final da década de 90, a garrafa de PET, que é descartada, transformou-se novamente em fibra e vem sendo usada cada vez mais!

 

Camisetas

As camisetas utilizam 50% de fios de garrafa PET e 50% de algodão. Todo o material de PET é revestido com algodão. Não é diferente com a calça de PET, que também tem parte de algodão em sua produção.

 

Reciclagem

As garrafas PET são totalmente recicláveis e suas fibras podem ser reaproveitadas na confecção de fios. A produção desses fios demanda separação por cor e, em seguida, as garrafas são moídas. Depois de serem aquecidas a 300°C, elas são transformadas em uma fibra 20% mais fina que o algodão e em seguida transformadas em poliéster.

 

Saiba mais sobre o universo dos plásticos

Quer mais informação sobre o segmento plástico? O Plástico Virtual mantém seus usuários por dentro das principais novidades do setor plástico, inclusive curiosidades como a calça de PET! Acesse www.plasticovirtual.com.br.

Além disso, verifique

Cientistas pesquisam material plástico que se autodestrua

Com os novos polímeros será capaz a reciclagem química nas indústrias Hoje, a divergência entre …