Madeira feita de polímero transparente pode substituir vidro
O material foi desenvolvido por pesquisadores suecos e pode ser usado para painéis solares, janelas, fachadas e outras opções. Segundo os pesquisadores, é um material mais barato que o vidro e igualmente eficaz
Pesquisadores suecos desenvolveram uma madeira feita de polímero transparente, que pode substituir o vidro. O material foi criado pelo Real Instituto de Tecnologia sueco (Kungliga Tekniska Högskolan – KTH), com sede em Estocolmo, a capital sueca.
A proposta é substituir o vidro na confecção de painéis solares de forma a reduzir custos de implantação desses painéis em superfícies extensas. Isso é possível já que a madeira é um recurso barato e renovável, mesmo no caso da madeira feita de polímero transparente.
De acordo com os pesquisadores, o projeto pode beneficiar regiões com boas condições climáticas, que permitam a implantação desses painéis para o uso da energia solar.
Madeira feita com polímero transparente
Para criar a madeira feita com polímero transparente, os pesquisadores suecos desenvolveram um processo químico de remoção da lignina, um componente natural da parede celular da madeira.
Quando a lignina é removida, a madeira se torna branca. A superfície porosa branca é então revestida com um polímero transparente com propriedades óticas.
A transparência foi obtida pelos pesquisadores por meio de tecnologias de manipulação em nanoescala (escala atômica e molecular). O resultado mostra uma madeira natural, com textura natural, mas visualmente transparente.
Pesquisa
A madeira transparente já foi desenvolvida no passado em escala microscópica, apenas para estudo da anatomia da madeira. A pesquisa sueca, contudo, permite uma madeira feita com polímero transparente que pode ser usada em escala comercial.
No caso dessa pesquisa, a madeira foi fabricada usando madeira de pinheiro e pau de balsa como matéria-prima.
Outras aplicações
Além dos painéis solares, a madeira feita com polímero transparente também poderá ser instalada em janelas e fachadas para permitir a iluminação natural do sol em ambientes internos. Dessa forma, obras estilosas e com projetos de luz vazada poderão ser realizadas com material mais barato que o vidro.
Além disso, a madeira feita com polímero transparente mantém a privacidade dois usuários, já que mantém a superfície turva.
Plástico de óleo de mamona
Você tem acompanhado as notícias do Plástico Virtual? Recentemente divulgamos uma tese elaborada por pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que apresentou a possibilidade de desenvolver plástico de óleo de mamona.
A proposta é que esse plástico seja usado em próteses e outras aplicações médicas. A universidade já tem a patente do uso de ácido cítrico para desenvolver plástico.
Produzir polímeros, como poliéster, a partir do óleo de mamona envolve um processo em que o óleo torna reativo quimicamente e uma “cura”, quando as cadeias reativas de moléculas se ligam formando uma rede tridimensional, dando origem ao polímero.
Saiba mais sobre o universo dos plásticos
O que achou desta curiosidade? Você já tinha pensado sobre a possibilidade de uma madeira feita com polímero transparente? Acompanhe o site Plástico Virtual e fique por dentro dessas e outras notícias do segmento plástico.