Blob Web
NotíciasPlástico

Entenda a importância da Cultura de Inovação para a Indústria 4.0

Novo modelo industrial não é uma revolução tecnológica, mas sim, na cultura organizacional pela inovação

A Indústria 4.0 ou a quarta revolução industrial traz em seu bojo muitas oportunidades e ameaças, em um processo de transformação nunca antes experimentado pelas organizações. Vivemos em uma era em que acordamos com novas invenções revolucionárias, novos modelos de negócio, novas oportunidades que fazem nascer novas organizações e tornar outras obsoletas rapidamente.

O elemento-chave para esta transformação, ao contrário do que a maioria pode pensar, não é a tecnologia, mas sim o ser humano, responsável por todo processo de inovação. As transformações são decorrentes de todo processo de inovação que está ocorrendo nas organizações orientadas para o futuro.

A preparação para a Indústria 4.0 começa por estabelecer uma cultura focada para a inovação, que será o motor de todo o processo de transformação, que por consequência irá no devido momento demandar processos automatizados e as tecnologias habilitadoras.

Desta forma, o primeiro investimento de toda empresa que esteja buscando preparar-se para a Indústria 4.0, deveria ser capacitar seus gestores para criarem a cultura de inovação, e saberem como planejar processos e soluções disruptivas, por meio das pessoas capacitadas e motivadas.

As pessoas ajudam as empresas a realizar sua transformação digital e são as mais afetadas pelas mudanças no local de trabalho. Seu ambiente de trabalho direto é alterado, exigindo que elas adquiram novas habilidades e qualificações. Isso torna cada vez mais crítico que as empresas preparem seus colaboradores para essas mudanças através de treinamento adequado e educação continuada.

Com a velocidade das mudanças se faz necessário entender o novo papel do ser humano no processo industrial, que definitivamente migra das atividades manuais e operacionais, para interação com processos produtivos complexos, que demandarão mão de obra cada vez mais especializada, e criará demandas para formação profissional.

Por Paulo Roberto dos Santos – Diretor da Zorfatec.

Chegamos a nossa última matéria da parceria com a Zorfatec. Deseja receber todo o conteúdo? Preencha o formulário abaixo e receba tudo sobre a Indústria 4.0 para o mercado do plástico.

Tag

Artigos relacionados