Ações sustentáveis são necessárias diante da urgência de preservação do meio ambiente. De Guaramiranga vem um exemplo que une comodidade, beleza e sustentabilidade aos visitantes. O Hotel Vale das Nuvens possui 36 chalés feitos de plástico reciclado.
O engenheiro civil e proprietário, Joaquim Caracas, conta: “eu consegui substituir a madeira das obras pelo plástico reciclado. Em média, a madeira constitui mais de 80% das obras. A Impacto Protensão é uma empresa focada em inovação. Nós temos um departamento focado só para este tipo de ação”.
O hotel ainda possui outras ações que buscam harmonizar a relação entre o homem e a natureza. “Nós também temos parte do esgoto feito de plástico. 85% dos resíduos passam por tratamento sanitário, na maioria dos estabelecimentos esse número é 40%”, conta Caracas.
O local também possui placas solares, que aproveitam o calor do Sol e transformam em energia para o estabelecimento. Uma torre eólica foi instalada no local como outra forma de energia sustentável. Caracas se orgulha pelo fato de o projeto ter sido realizado em sua cidade natal. “Nasci em Guaramiranga, o desafio maior é fazer este projeto de plástico. É uma patente minha, já fomos eleitos o melhor hotel de serra”.
Museu
No mês de outubro, o público ganhará mais uma atração no espaço. Um museu com foco em aviação será inaugurado. Caracas já estudou aviação por três anos e ganhou da Força Aérea Brasileira um caça Xavante, que será exposto no local. Quem visitar o Hotel terá a oportunidade de fazer um voo virtual por Guaramiranga de dentro do avião. O modelo foi o primeiro avião a jato fabricado pela Embraer.
Fonte: Gabriel Borges – Uol notícias
Para mais notícias de sustentabilidade e inovação, acompanhe o nosso portal. Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado.