braskem
NotíciasPlásticoSustentabilidade

Enchentes podem ter problemas amenizados com os novos pisos drenantes

Permitindo a captação do reuso, os produtos foram desenvolvidos para o escoamento de água nas ruas

A BASF, com intuito de atender uma demanda de mercado, desenvolveu pisos drenantes para ajudar a amenizar os problemas das enchentes em grandes cidades. Segundo a empresa, a solução favorece a permeabilidade do solo, pois são capazes de captar a água para o seu reuso, em regas de jardins, por exemplo.

Para Murilo Feltran, gerente de Marketing e Produto de Materiais de Performance da BASF, “Os pisos drenantes estão entre as alternativas que podem amenizar consideravelmente os problemas de alagamentos nas cidades”.

Como exemplo, já se possuem dois tipos de pisos drenantes que podem ser aplicados em grandes superfícies, o Elastopave e Concreto Permeável. “Desenvolvidos para instalação em áreas externas, como calçadas, quintais e estacionamentos, eles possibilitam o escoamento da água, com até 90% de permeabilidade”, ainda explica.

O primeiro é um composto de PU para pisos drenantes, funcionando coma uma supercola para unir os mais diversos agregados, como pedra e cascalhos. Formando assim superfícies resistentes, altamente permeáveis que conseguem impedir que a água empoce. Por ser um agregador, ele possibilita liberdade no projeto, e liberdade nas escolhas das cores, desenhos e os tipos de agregados que se deseja utilizar. Os pisos também impedem que as raízes de plantas rompam os pavimentos, o que garante maior durabilidade quando aplicado em calçadas.

O segundo, o Concreto Permeável, é um produto preparado com aditivos da linha Master Builders Solutions, com alto índice de vazios. Ele possui maior resistência mecânica e um acabamento rústico, que é ideal para áreas de grande circulação, como os estacionamentos. Esse é um tipo de concreto que tem um baixo consumo de área e de água em sua produção.

Alguns tipos de pisos drenantes usados são o de concreto e fibra natural, que são encontrados em placas pré-moldadas, e são muito resistentes, além de possuírem ótimo custo benefício. Este tipo de piso absorve cerca de 90% da água sobre a sua superfície. Um outro tipo também bem usado é o piso de pneu reciclado, ele é 100% permeável e pode ser utilizado em calçadas, pistas de corridas, porque possui uma característica resiliente.

Os pisos drenantes além de permitirem o escoamento das chuvas, possuem mais uma vantagem. A possibilidade de captação para o reuso da água. Por baixo do piso, é possível instalar um sistema para captar o escoamento da chuva, que vai ser armazenada em um reservatório para reaproveitamento da água.

Na CasaE, casa de ecoeficiência da BASF, a economia vai ser significativa com esse sistema, já que os reservatórios possuem grande capacidade de armazenamento de 10 mil litros de água, que é reutilizada na rega dos jardins e limpeza.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo