Blob Web
NotíciasPlástico

Porto Alegre recebe PlastCoLab a partir de 22 de junho

Iniciativa do PICPlast chega ao Sul amanhã com propostas de inovação, criatividade e conhecimento

Um cubo mágico de nove metros de altura promete prender a atenção de quem passar pelo estacionamento externo do Shopping Iguatemi. Nele funcionará o PlastCoLab, um makerspace pop up, que oferecerá gratuitamente experiências ligadas à inovação, criatividade e conhecimento, associadas à versatilidade do plástico e seu potencial de transformação.

A segunda edição da ação, que ocorre entre 22 de junho e 1º de julho, é realizada pelo Movimento Plástico Transforma, pertencente ao Plano de Incentivo à Cadeira do Plástico (PICPlast), e funcionará de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 21h.

O motivo principal do PlastCoLab é o movimento maker, uma extensão da cultura do “faça você mesmo”, que tem como base a ideia de que qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Além disso, tem como objetivo apresentar como o plástico aliado à criatividade, inovação e responsabilidade pode transformar o cotidiano da sociedade, assim como o futuro.

No espaço, será possível ver e interagir com o que há de mais moderno no ambiente maket como, por exemplo, o Robô BEO – um robô que dança e interage com as pessoas, responde perguntas e executa ações solicitadas por elas. Além disso, será possível se tornar um piloto de drone por alguns minutos, para testar as habilidades em uma pista repleta de obstáculos.

“O Rio Grande do Sul é um polo de grande importância para o segmento de transformados plástico e o terceiro maior em números de empregos do setor. O PlastCoLab irá aproximar a sociedade desta indústria, ao apresentar um jeito interativo e moderno a alta tecnologia e a contemporaneidade dos produtos que utilizam o plástico como matéria-prima”, enfatiza José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast.

“Trazer a segunda edição dessa iniciativa ao Rio Grande do Sul é possibilitar que o público desta região, que inclusive contempla parcela relevante da indústria de transformação do plástico, e tem iniciativas relevantes de reciclagem, possa vivenciar como essa matéria-prima tem um papel fundamental nas grandes tendências de inovação e tecnologia”, relata Edison Terra, vice-presidente executivo da Braskem.

Andares e atrações do PlastCoLab

O PlastCoLab será dividido em dois andares. No primeiro andar, denominado Expo, haverá uma série de exposições interativas, entre elas uma mão robótica feita em impressora 3D e que pode ser controlada de qualquer local do planeta; brinquedos makers; impressoras 3D; robôs; obras de arte do universo maker, além da responsabilidade de pilotar e se divertir com drones em uma arena externa ao espaço.

No segundo andar ocorrerão as oficinas, onde estão inclusas a de impressão 3D na prática; robótica para crianças; hortas automatizadas; construção de réplica do brinque Genius; oficina de bijuterias com peças acrílicas cortadas a laser e, construção de chaveiro mini game.

O espaço Expo funcionará de segunda à sexta, das 12h às 18h, e aos sábados, domingos e feriado das 13h às 21h. O segundo andar, onde ocorrem as oficinas, sempre entre às 14h e 17h.

Confira a programação diária:

22/06 – Oficina de robótica para crianças

23/06 – Workshop Genius

24/06 – Workshop de construção de mini games

25/06 – Oficina de construção de bijuterias em acrílico cortadas a laser

26/06 – Workshop de impressão em 3D

27/06 – Oficina para construção de hortas automatizadas

28/06 – Workshop Genius

29/06 – Oficina de construção de bijuterias em acrílico cortadas a laser

30/06 – Oficina de robótica para crianças

01/07 – Workshop de impressão em 3D

Serviço: PlastCoLab

Data: 31 de maio a 10 de junho

Horário: Segunda a sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e no feriado, das 13h às 21h.

Local: Estacionamento externo do Shopping Iguatemi, localizado na avenida João Wallig, 1800 – Passo d’Areia, Porto Alegre (RS).

Valor: Entrada gratuita e por ordem de chegada. Para participar dos workshops é necessário fazer uma pré-inscrição pelo site www.plastcolab.com.br.

Tag

Artigos relacionados