Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Plástico stretch: o que é?

O material com alta barreira a oxigênio, água e poeira, sendo indicado para embalar produtos por ser passível de reciclagem

Flexível, com elasticidade, aderência e resistência à rasgos e trações, o plástico stretch, também chamado de filme stretch, é um material predominantemente feito de PE (polietilenos), ideal para embalar e proteger produtos durante o transporte e armazenamento.

Isto é, protegendo os produtos do pó, umidade e danos durante o transporte. Além disso, proporciona um método confiável e de baixo custo para embalar produtos. 

Com o plástico stretch é possível incorporar outras propriedades para melhorar a proteção dos produtos, como proteção contra os raios UV.

Leia mais:

Sobretudo, as principais características que esse material oferece ao mercado são:

  • Transparência;
  • Facilidade de rotulagem;
  • Alta barreira a oxigênio, água e poeira;
  • Baixo custo;
  • Portabilidade; 

Reciclagem do stretch

Por ser feito de polietileno, a reciclagem do plástico stretch é possível e viável economicamente. Sendo feito por meio da reciclagem mecânica.

A princípio, esse método de reciclagem consiste em coletar e separar os resíduos de acordo com o seu material.

Em seguida é feita a revalorização, uma fase na qual o material já separado passa por um processo que faz com que ele volte a ser matéria-prima.

Por fim acontece a transformação, isto é, a fase em que o material transformado em matéria-prima gera um novo produto.

Assim, quando o plástico stretch é coletado e separado, ele passa por várias etapas. Dentre elas, estão a trituração, a lavagem e o reprocessamento do resíduo. 

Como facilitar a reciclagem?

Sendo 100% reciclado, o plástico stretch necessita do engajamento do consumidor, instituições e governos para praticar a coleta seletiva do material. 

Antes de separar e fazer a destinação correta, é preciso lavar o plástico stretch com água de reúso para que não sobrem restos dos produtos.

Em sequência, os pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta feita na porta de casa. 

Os postos de coleta seletiva, que podem ser mantidos por prefeituras ou iniciativa privada, são áreas instaladas em local adequado para o recebimento de descartes.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo