Banner Diamante Plástico 10 anos
IndústriaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Você sabe por que 17 de maio é o Dia Mundial da Reciclagem?

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, foi estabelecido pela UNESCO em 2005, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da reciclagem. A data incentiva indústria e sociedade a realizarem atividades focadas na reciclagem e a conhecerem mais profundamente esta prática

Você sabe por que 17 de maio é o Dia Mundial da Reciclagem?

A origem do Dia Mundial da Reciclagem remonta a 1994, quando aconteceu a “International Conference on Recycling and Reuse of Waste Materials” (Conferência Internacional sobre Reciclagem e Reutilização de Resíduos) nos Estados Unidos. 

No evento em questão reuniu 46 países para discutir a gestão de resíduos e a reciclagem, destacando a reciclagem como uma estratégia fundamental. A conferência também sublinhou a importância de educar e conscientizar a população sobre práticas de reciclagem.

Leia mais:

Mas apenas em 2005, a UNESCO oficializou o Dia Mundial da Reciclagem como uma data global, celebrada em 17 de maio. O objetivo ao estabelecer uma data específica visa aumentar a conscientização social e governamental sobre a importância da prática. 

Além disso, a data também promove a educação ambiental ao incentivar escolas, empresas e organizações a realizarem atividades e campanhas focadas nesse processo. Nesse sentido, mobilizar-se em torno do Dia Mundial da Reciclagem torna-se crucial.

Incentivos para a inciativas  

Nesse sentido, eventos, campanhas e iniciativas são organizados em diversos países para destacar a importância da reciclagem e encorajar a participação da população. No Brasil, um dos destaque está no evento realizado pela Braskem, com o tema “Desmistificando matérias-primas alternativas e a Reciclagem Química”. 

Esse evento demonstra como a celebração e explicações de questões relacionadas ao tema interessam a toda a indústria. Pois levanta dados atuais, apresenta metas governamentais e explicações aprofundadas sobre o tema. 

Por isso, o Portal Plástico Virtual foi convidado para acompanhar o debate, e assim faremos uma série com matérias relacionadas a tendências de reciclagem química e lógica circular. 

Ainda nesse cenário, destacamos a importância da participação individual para o sucesso dessas iniciativas. Levando em conta que cada pessoa consegue contribuir se envolvendo em campanhas locais de coleta seletiva, aprendendo sobre práticas e compartilhando esse conhecimento com a comunidade. Além disso, apoiar projetos e organizações que promovam a sustentabilidade.

O Dia Mundial da Reciclagem nos oferece uma oportunidade valiosa para refletir sobre nossos hábitos de descarte, adotando práticas mais sustentáveis. A compreensão da importância dessa data nos ajuda a valorizar ainda mais a prática e a necessidade de continuar promovendo-a.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo