Casa / Notícias / Conheça a história da Primeira Revolução Industrial

Conheça a história da Primeira Revolução Industrial

Descoberta das máquinas à vapor e outras evoluções para o setor

A Primeira Revolução Industrial surgiu devido uma revolução comercial que aconteceu na Inglaterra entre os séculos XVII e XIX. A substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e invenções contribuíram grandemente para o desenvolvimento do setor industrial. Conhecida também como Indústria 1.0, ela possibilitou a expansão do comércio internacional e o aumento da riqueza, que consequentemente permitiu o financiamento do progresso técnico e a instalação de indústrias.

Até o final do século XVIII a maioria da população vivia no campo e produzia o que consumia de maneira artesanal e o produtor dominava todo o processo produtivo. Neste período, países como França e Inglaterra contavam com a produção de artesanato individual, mas também com a manufatura, que eram grandes oficinas nas quais os artesãos realizavam as tarefas de forma manual, entretanto, eram subordinadas ao proprietário do processo.

A indústria 1.0 chegou a outros países como Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos, que aderiram ao novo modelo de produção industrial. A reviravolta neste setor aconteceu devido o descobrimento de carvão como meio de fonte de energia e, a partir disso, desenvolveram de maneira simultânea a máquina a vapor e a locomotiva.

Essas duas invenções elevaram a um novo patamar o transporte de matéria-prima, pessoas e a distribuição de mercadorias. Um dos primeiros ramos industriais a usufruir da máquina a vapor foi a produção têxtil, que antes era desenvolvida de maneira artesanal.

A partir da revolução, o contato entre diferentes culturas foi incentivado, o espaço foi reorganizado e o capitalismo se acelerou. O Estado passou a ser mais participativo, regular crises econômicas e a infraestrutura passou a exigir mais investimentos. Com passar do tempo outros incentivos foram realizados e houveram muitas mudanças significativas, e então deu início à uma nova revolução industrial: a indústria 2.0.

Quer saber mais? Acompanhe nosso portal, preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado!

Além disso, verifique

Branqs apresenta CLP na Interplast 2018

Controlador Lógico Programável automatiza processos e aumenta performance A Branqs Automação é uma empresa brasileira …