mc components muck maq
DestaqueEmpresaMulheres do PlásticoNotíciasPlástico

[Mulheres do Plástico]: Seja protagonista da sua vida e no seu trabalho

Determinação e busca pelo conhecimento trazem diferentes visões para qualquer área do mercado industrial

Contando mais uma história do projeto Mulheres do Plástico, conversamos com Isabel Figueiredo, vice-presidente da Unidade de Vinílicos e Especialidades da Braskem, há 17 anos na companhia. Isabel é bacharel em Economia pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), e mestre em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), com MBA em parceria com a LBS (London School Business).

Isabel trabalhou em três grandes empresas e conta “comecei pela Alcoa Alumínio em 1984, como secretária bilíngue, e seis meses depois fui convidada para atuar como analista financeira na empresa. Logo, virei supervisora de custos e orçamentos e depois passei pela controladoria, comércio exterior, vendas, mercado externo e suprimentos”.

Isabel detalha que passou por diversas áreas diferentes e nunca teve medo de aprender novas coisas. “Em 1998, fui trabalhar na CSN como diretora de suprimentos e logística e 4 anos depois, em 2002, fui convidada a me juntar a Braskem, também como diretora de suprimentos e logística.  Sete anos depois, fui liderar a área comercial e de desenvolvimento de mercado de Químicos, e em outubro de 2019, fui convidada a assumir a vice presidência da Unidade de Vinílicos e Especialidades”, finaliza.

Segundo a OTI (Organização Internacional do Trabalho), desde 2016, as mulheres estão mais presentes no mercado de trabalho. As mulheres cresceram de 40,8% em 2007, para 44% em 2016. “Eu acho que houve uma evolução muito positiva favorecendo as mulheres no mercado de trabalho. A Braskem, por exemplo, tem uma proposta muito interessante para os integrantes que desenvolve o bem-estar e a diversidade no ambiente de trabalho”, explica Isabel.

A proposta de valor “Be Ux” da Braskem, possui 7 pilares, por meio dos quais,  favorece, entre outros tópicos, as mulheres no mercado de trabalho, como você é protagonista; construa seu próprio caminho; cresça com a gente; sinta orgulho do que faz; você é livre para ser você; “Isso deu para as mulheres da Braskem, um outro tipo de impulso para buscarem o seu caminho. Eu vejo que o número de mulheres na liderança cresceu”, destaca ela.

Presença feminina incentiva quebra de barreiras dentro do mercado

Isabel está há 17 anos na Braskem, e expõe que não enxerga diferença entre homens e mulheres lá dentro. “As oportunidades são iguais, promovendo uma série de iniciativas de empoderamento e inclusão. Hoje, 30% de mulheres atuam em cargos de liderança”.

A igualdade de gêneros no mercado de trabalho é um processo de evolução e apoio. “Eu sou a prova viva desse processo, precisamos apoiar a mulher, principalmente na volta da licença maternidade”, conta.

Isabel sustenta que nunca sentiu nenhum desafio por eu ser mulher, pois sempre acreditou que todo mundo é igual. “Eu passei por algumas situações engraçadas ao longo da minha carreira profissional. Por exemplo, uma vez fui fazer um trabalho no Chile, e para poder almoçar com o fornecedor, em um clube militar em Santiago, precisei de autorização para entrar, pois só entrava homens, nada pejorativo, sempre enfrentei momentos como este com bom humor”, lembra.

Para o mercado de trabalho, muitas mulheres ainda escutam que engravidam e por isso não desempenham seus papéis como homens. “Eu acho ao contrário, a mulher é multitarefa, faz várias coisas ao mesmo tempo e muito bem-feitas, as mulheres também poderão continuar desempenhando seu papel muito bem após a gravidez. Tenho um casal de gêmeos, de 18 anos, eu fui mãe mais tarde, aos 42 anos, pois priorizei minha carreira. Montei uma infraestrutura em casa para voltar ao trabalho e focar, continuei no mesmo pique, sempre viajando e trabalhando”, argumenta.

Quer saber mais sobre as histórias das mulheres no plástico? Preencha o nosso formulário para receber os conteúdos de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Banner Vaga Time de Inovadores 2021
close-link
close-link