CIPLA investe na indústria de plásticos com aquisição estratégica
A aquisição da IBT Plásticos e IBT Moldes pela CIPLA, pertencente ao Grupo Zonta, e conta com um investimento de R$30 milhões. A estratégia visa expandir a atuação no mercado e fortalecer a presença nos segmentos atendidos
Recentemente, a CIPLA (Condor Indústria Plástica), pertencente ao Grupo Zonta, anunciou a aquisição da IBT Plásticos e IBT Moldes, a compra exigiu um investimento que soma R$30 milhões em um período de dois anos.
Diante disso, a CIPLA expande sua atuação no mercado, além de fortalecer sua presença nos segmentos que já atende. A estratégia, ainda, visa fazer com que a indústria de Joinville cresça 40% a mais em 2024, se comparado ao ano de 2023.
Leia mais:
- 94% dos brasileiros buscam consumo sustentável
- Indústria de transformação brasileira avança no ranking mundial de crescimento
- Indústria precisará de 2,2 milhões de novos trabalhadores até 2027
Além disso, com mais de 100 funcionários das empresas adquiridas, a empresa passa a ter uma equipe com 350 colaboradores. Frente a isso, o CEO da CIPLA, Robson Fernandes, analisa o objetivo da fusão das operações.
De acordo com Fernandes, o foco está em maximizar os lucros e também aumentar o poder de produção da empresa. “Dessa forma, haverá uma transformação em toda a operação que acontece dentro da indústria”, destaca.
Fernandes ainda afirma: “Adquirimos a CIPLA há menos de um ano e, desde então, ela tem comprovado todo o potencial que fez o Grupo Zonta diversificar seus negócios”.
As estratégias de incorporação
Sendo assim, a principal estratégia da incorporação inclui a transferência gradual de maquinários para a CIPLA, ou seja, procura consolidar toda a produção em apenas um lugar.
Dessa forma, com a aquisição da IBT Moldes, também será ampliada a estrutura da CIPLA para o desenvolvimento de novos produtos e serviços para seus clientes.
Em relação a descontinuidade, o CEO salienta que isso não acontecerá com nenhum produto das empresas adquiridas. Pois as inovações e soluções farão parte de uma nova carteira de clientes.
Para explicar esse cenário, ele explica: “Esta abordagem reforça nossa determinação em manter e fortalecer os relacionamentos estabelecidos por essas empresas”.
A CIPLA estava em recuperação judicial desde 2019 e foi adquirida pelo Grupo Zonta, que detém as operações da Rede Condor de supermercados, por meio de um leilão em maio de 2023.
Apesar disso, a empresa conta com 60 anos de história. Além disso, a CIPLA possui uma linha de 900 produtos plásticos para os segmentos hospitalar, automotivo e construção civil. E em 2024, tem o objetivo de começar a operar uma nova linha para produção de sacolas plásticas.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.