Novas profissões como engenheiro de cibersegurança ou fibras têxteis, mecânico de veículos híbridos, técnico em impressão de alimentos e operador de máquina high speed estão entre as profissões que irão despontar no mercado nos próximos cinco anos. Algumas delas podem demorar até 10 anos para se consolidar, mas a demanda já existe. A conclusão é de um levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
O Senai analisou de que forma as novas tecnologias – como realidade virtual, automação, internet das coisas e impressão 3D – estão influenciando a dinâmica de oito setores da indústria brasileira. São eles: automotivo, alimentos e bebidas, máquinas e ferramentas, tecnologia da informação e comunicação, construção civil, química e petroquímica, petróleo e gás, e têxtil e vestuário.
A partir daí, mapeou as profissões (de nível médio e superior), que vão ganhar relevância nos próximos anos, bem como aquelas que serão criadas a partir do uso de novas tecnologias e novos equipamentos. Confira, a seguir, o que muda em cada setor:
1 – Automotivo
Mudanças em andamento: robotização de linhas de produção, comunicação de máquinas por meio da IoT, impressoras 3D e simuladores.
Profissões existentes: eletromecânico de automóveis, mecânico de automóveis leves, mecânico de manutenção automotiva e técnico em manutenção automotiva.
Profissões que surgirão: mecânico de veículos híbridos, mecânico especialista em telemetria, programador de unidades de controles eletrônicos, técnico em informática veicular.
2 – Alimentos e bebidas
Mudanças em andamento: empresas usam softwares avançados para o controle e implementação de processos álcool químicos para produção de eteno, butadieno, butanol, acetaldeído, entre outros; big data já é usado para previsão de orçamento industrial e drones no monitoramento e segurança das áreas de plantio.
Profissões existentes: técnico em açúcar e álcool, técnico em cervejaria, operador de processamento de grãos e operador de processamento de bebidas.
Profissões que surgirão: especialista em aplicações para rastreabilidade de alimentos, técnico em impressão de alimentos, especialista em aplicações de embalagens para alimentos.
3 – Tecnologia da Informação e Comunicação
Mudanças em andamento: integração das tecnologias de informação e comunicação (TICs) aos processos de automação da indústria 4.0, digitalização de etapas de processos produtivos, uso de IoT e de redes sem fio nas linhas produtivas.
Profissões existentes: técnico programador de jogos digitais, programador de multimídia, técnico em desenvolvimento de sistemas, técnico em rede de computadores.
Profissões que surgirão: analista de IoT, engenheiro de cibersegurança, analista de segurança e defesa digital, especialista em big data, engenheiro de softwares.
4 – Química e Petroquímica
Mudanças em andamento: automação dos processos contínuos e robotização dos processos discretos. Uso mais intensivo de internet das coisas (IoT) na comunicação entre etapas dos processos produtivos e coleta de informações de mercado que afetem a produção. Desenvolvimento de novos produtos, aplicando os conceitos de nano e biotecnologia, além de novas composições poliméricas para tintas, vernizes e fibras sintéticas.
Profissões existentes: técnico em química, operador de processos, técnico em plásticos (associado ao ambiente petroquímico), técnico em análise química, supervisor de produção.
Profissões que surgirão: técnico em análises químicas com especialização em análises instrumentais automatizadas, técnico especialista no desenvolvimento de produtos poliméricos, técnico especialista em reciclagem de produtos poliméricos.
5 – Petróleo e gás
Profissões existentes: operador de sonda, técnico em petróleo e gás, engenheiro de petróleo, técnico em petroquímica.
Profissões que surgirão: especialista em técnicas de perfuração, especialista em sismologias e geofísica de poços, especialista para recuperação avançada de petróleo.
Adaptação. Fonte: Barbara Bigarelli – Época Negócios.
Para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado do plástico e saber mais notícias como esta, preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado do melhor e mais completo portal do setor na América Latina.