Banner Diamante Plástico 24 horas
NotíciasPlástico

Você sabe quais são as três maneiras de reciclar o plástico?

Reciclagem do material pode ser mecânica, química ou energética

O plástico é um produto utilizado em diversos locais. Atualmente a sociedade busca, através de diversas ações, formas para reutilizar um material que, apesar de ser tão fabricado e utilizado, causa inúmeros danos ao meio ambiente quando descartado de forma errada. Em busca de aproveitar ao máximo o plástico, existem hoje três maneiras de reciclar o plástico: a mecânica, a química ou a energética. A mais utilizada mundialmente é a mecânica.

A reciclagem mecânica é um processo altamente difundido, onde existe a conversão do plástico em pequenos grãos que poderão ser utilizados para produzir novos objetos que exigem menos especificações. As etapas consistem na separação do material, trituração, lavagem, secagem, aglomeração, extrusão e por fim, a granulação.

A reciclagem química é um processo que, de certa forma, traz o retrocesso do plástico, ou seja, ele se transforma em novos produtos onde é possível transformá-lo em polímeros originais, que tem o objetivo de recuperar os componentes químicos individuais.

A reciclagem energética é um processo que visa a recuperação do plástico. Esses resíduos passam por um processo de incineração e produzem energia que pode ser utilizada na confecção de diversos outros materiais. A partir desse tipo é possível fazer economia de até 50% de energia, com o uso do plástico reciclado e existem muitas empresas que utilizam essa fonte, como as indústrias produtoras de garrafas, baldes, brinquedos e diversos outros produtos.

Plásticos apropriados e inapropriados para reciclagem

Existem diversos tipos de plástico, mas alguns são apropriados e outros inapropriados para reciclagem. Os plásticos recicláveis são as garrafas, tampas, embalagens de higiene e limpeza, garrafas PET, CD e DVD, tubos vazios de creme dental, utensílios, sacos de supermercado e embalagens para alimentos. Enquanto os não recicláveis são fraldas descartáveis, adesivos e embalagens com lâminas metalizadas, cabos de panelas, bijuterias, entre outros.

Botão Voltar ao topo