Blob Web
NotíciasPlástico

Você conhece as descobertas da indústria 2.0?

Cientistas descobriram novas teorias, máquinas e ferramentas que auxiliassem no desenvolvimento industrial

Com a revolução industrial, notamos a necessidade de novas tecnologias, que se tornou uma demanda comum em todo mercado industrial que queria ampliar a lucratividade. Com isso, o modelo industrial do século XVIII sofreu diversas mudanças e aprimoramentos que marcaram uma busca constante por novidades. Em 1870 e diante, surgia uma nova era tecnológica chamada Segunda Revolução Industrial, que seria responsável por acelerar a economia mundial.

Neste período, o uso da energia elétrica, de motores, corantes sintéticos e a invenção do telégrafo mostraram novos caminhos e o desenvolvimento industrial. Assim, vários cientistas passaram a desenvolver máquinas e teorias capazes de reduzir gastos e tempo de produção dos produtos que podiam ser fabricados cada vez mais em escalas maiores. Confira a seguir as principais descobertas da Segunda Revolução Industrial:

  • A eletricidade já fazia parte do cotidiano industrial antes desta época, mas tinha o uso restrito ao desenvolvimento de pesquisas. Depois de um certo tempo notou-se que a mesma poderia ser transmitida em longas distâncias e geraria um custo bem menor em relação ao vapor. Em 1879, surgiu a lâmpada incandescente que foi um marco na história dos sistemas de iluminação no cenário urbano e industrial.
  • Petróleo que antes era utilizado apenas para o funcionamento de sistemas de iluminação, ganhou uma nova função com a invenção do motor a combustão. Isso permitiu um ritmo mais acelerado da produção do mineral. Além disso, outras descobertas químicas contribuíram para o capitalismo industrial.
  • Com os novos experimentos, o aproveitamento de outros minérios que antes passavam despercebido, começaram a ter valor e, assim, se tornaram matérias-primas importantes de diversos maquinários. O aço e alumínio foram utilizados por apresentarem resistência e maleabilidade elevada. Já alguns métodos mais simples de produção permitiram que o ácido sulfúrico e a soda cáustica fossem acessíveis. Através destes compostos, a fabricação de borracha, papel e explosivos que podem ser confeccionados em grandes escalas.
  • Com as novas fontes de energia e a produção do aço, novos meios de locomoção surgiram com vantagens inovadora, como acessibilidade financeira e agilidade. No século XIX as estradas de ferro foram o ramo de transporte que mais cresceu, foi neste período que o Estados Unidos e Europa tinham 200 mil quilômetros de trilhos construídos, o que proporcionou o aumento de empregos na região, pois o transporte exigia manutenção frequente.
  • A medicina também mostrou progresso nesta época, antibióticos e vacinas foram desenvolvidas sobre novos conhecimentos de doenças e novas técnicas cirúrgicas.

Quer saber mais sobre a Revolução Industrial e como foi esse período de evolução contínua? Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado e de qualidade.

Tag

Artigos relacionados