Segundo a CNI, a indústria de transformação fechou o mês de dezembro de 2022 em alta. Isso porque, esse setor teve crescimento no volume de horas trabalhadas na produção, na massa salarial real e no rendimento médio do trabalhador.
Além disso, o emprego registrou estabilidade pelo segundo mês consecutivo, reforçando a acomodação do ritmo de crescimento.
Já a utilização da capacidade instalada e o faturamento real recuaram, embora permaneçam em um patamar elevado.
Leia mais:
- Plástico biodegradável de milho, plástico vivo e descartáveis biodegradáveis de uso único
- Indústria da transformação registra maior uso de capacidade em 10 anos
- Programa Recircula Brasil: Plataforma vai rastrear caminhos dos plásticos reciclados nas embalagens
Segundo o boletim dos seis indicadores registrados, apenas a UCI teve queda ao longo do ano. Os outros cinco registraram crescimento na comparação anual.
A CNI informou que, entre os principais fatores que contribuíram para esse avanço em 2022, estão a reorganização gradual das cadeias de suprimento, a desaceleração inflacionária e a recuperação do mercado de trabalho, associada à atividade econômica mais aquecida.
Sobretudo, em dezembro de 2022, o faturamento real da indústria de transformação recuou 0,4% em relação ao resultado de novembro, na série livre de efeitos sazonais.
Apesar da variação negativa no mês, o faturamento permanece no segundo ponto mais alto desde 2015. Na comparação acumulada de janeiro a dezembro de 2022 frente ao mesmo período de 2021, o faturamento atingiu alta de 2,8%.
Crescimento em horas trabalhadas
Já as horas trabalhadas na produção cresceram 0,6% em dezembro de 2022, na comparação com novembro, também na série livre de efeitos sazonais.
Já na comparação anual, houve crescimento de 2,7% das horas trabalhadas em 2022.
Ainda mais, o emprego industrial permaneceu estável pelo segundo mês consecutivo, apresentando uma variação de 0,1% na comparação com novembro.
Com o resultado de dezembro, o emprego encerrou 2022 com alta de 1,5% no acumulado de janeiro a dezembro de 2022, frente ao mesmo período de 2021.
Além disso, outro indicador, relativo à massa salarial real da indústria de transformação, também cresceu pelo segundo mês consecutivo, com alta de 0,3% na comparação com novembro, na série livre de efeitos sazonais.
Rendimento
No total, foram sete altas do rendimento médio real do trabalhador da indústria ao longo do ano de 2022. Assim, fechando, no acumulado de janeiro a dezembro, com um avanço de 2,1%.
Já a utilização da capacidade instalada recuou 0,6 ponto porcentual em dezembro de 2022 na comparação com novembro.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.