Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

Programa de logística reversa, Carnaval ecológico e Galo da Madrugada sustentável

Plástico pelo mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo.O programa Benevides Recicla, visa promover a conscientização sobre o descarte correto de materiais recicláveis e colaborar com a coleta seletiva na cidade. No Carnaval de 2024, a Águas do Rio promoveu uma ação sustentável distribuindo 140 mil ecocopos reutilizáveis no Sambódromo. Este ano, o Galo da Madrugada, teve estruturação focada em sustentabilidade e inclusão

Programa de logística reversa, Carnaval ecológico e Galo da Madrugada sustentável

Um programa de logística reversa e sustentabilidade

Na imagem aparecem representante da nova ação sustentável implementada pela Natura e pela ONG Espaço Urano, em Benevides, Pará. Na fotografia aparecem um grupo de pessoas, quase todas  de pele branca. Há  três homens e sete mulheres

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Benevides, a Natura lançou O Benevides Recicla. Uma iniciativa sustentável, em conjunto com a ONG Espaço Urbano, que tem o objetivo de implementar a logística reversa de materiais recicláveis. Assim, através do programa, espera-se conscientizar e mobilizar a população sobre o descarte correto. 

Além disso, a ação visa colaborar com a coleta seletiva da cidade. Por meio de capacitação e apoio aos catadores e as cooperativas. Desse modo, o programa coopera com o aumento da quantidade e qualidade de resíduos. Portanto, acaba gerando renda proveniente desses materiais. 

Juntamente com a doação de resíduos e o financiamento combinado com a prefeitura, a Natura assumirá também a responsabilidade pela capacitação das cooperativas. Para isso, oferecerá suporte técnico e compartilhará sua experiência no ramo. Além disso, irá fornecer diretrizes para garantir a certificação e rastreabilidade dos insumos recicláveis.

O projeto busca transformar a cooperativa em uma fornecedora de materiais reciclados, integrando-a à cadeia de valor da empresa. A elaboração do Plano de Trabalho para organizar a coleta seletiva na cidade conta com a direção da ONG Espaço Urbano. 

A vice-presidente de Operações e Logística de Natura &Co América Latina, Josie Romero explica: “O grande destaque do programa é o estabelecimento de uma cadeia ética e sustentável, inteiramente rastreavel e homologada de ponta a ponta, que promove a inclusão produtiva e o trabalho digno dos catadores”. 

Para promover a conscientização ambiental e envolver a comunidade na separação dos resíduos recicláveis, o programa Benevides Recicla adotará uma abordagem inovadora ao transformar esses materiais em “Moedas Humanitárias”. 

Podendo ser trocadas por itens essenciais, tais como alimentos, produtos de higiene e vestuário, ou por experiências culturais, turísticas e esportivas, entre outras opções. Essa iniciativa redefine o valor dos resíduos, convertendo-os em um recurso econômico para a comunidade local.

Águas do Rio Transforma o Carnaval com ecocopos reutilizáveis

Na imagem aparecem representantes da ação sustentável de reciclagem da Água do Rio durante o carnaval. Eles levam nas costas uma espécie de mochila azul, com a logo da marca.

No carnaval de 2024, a reciclagem se uniu ao Carnaval. Por meio da ação sustentável, a Águas do Rio distribuiu 140 mil ecocopos reutilizáveis ao público. A iniciativa aconteceu durante os seus dias de desfiles no Sambódromo. Além dessa ação, a concessionária terá pontos de hidratação em todos os setores da Sapucaí.

Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa realiza ações nesse sentido, e contando com mais esta, os copos ecológicos deixarão de gerar 6,3 toneladas de resíduos no Maior Espetáculo da Terra. 

Sendo assim, a conta leva em consideração  que o ecocopo tem uso pelo menos cinco vezes. Assim, as 140 mil unidades distribuídas pela Águas do Rio neste 2024 vão eliminar 700 mil descartáveis. Isto é, em média, menos 2,3 mil kg de lixo, já que cada copinho pesa cerca de 3,3 gramas. 

Dessa maneira, para estimular o reuso e promover um consumo consciente, a concessionária, em parceria com a Meu Copo Eco, preparou uma ação especial para o folião que levou seu ecocopo da Águas do Rio dos Carnavais anteriores até os estandes da Praça de Alimentação no setor 2 ou do setor 9. Eles ganharam de brinde um cordão porta-copo personalizado

Diante disso, o presidente da empresa, Alexandre Bianchini, destaca: “O Carnaval é uma festa que envolve milhões de pessoas e é uma grande oportunidade para levar a mensagem de sustentabilidade. A prova disso são os inúmeros enredos que promoveram a consciência da preservação e foram campeões. O intuito de distribuir os ecocopos está nesse sentido, de causar um impacto imediato em prol da natureza e levar às pessoas a reflexão de que cada uma deve fazer a sua parte. Essa é uma das missões da Águas do Rio”.

Compromisso com sustentável durante o carnaval

A imagem mostra o Galo da Madrugada, ícone do carnaval de Recife, com partes do corpo colorida, de vermelho, branco, amarelo, a bandeira LGBTQIAPN+, ao fundo aparece as águas do rio

Este ano a icônica escultura de arte contemporânea do Galo da Madrugada, figura marcante anual do rio Capibaribe, um epicentro do Carnaval pernambucano, mostra toda a sua majestade na Ponte Duarte Coelho, em Recife.

Enquanto isso, para este ano, o maior bloco de rua do mundo traz o Galo Gigante da Paz, um convite ao combate a todos os tipos de violência e preconceito. Além de unir projetos sustentáveis em sua composição. 

Diante disso, o artista plástico Leopoldo Nóbrega, que assina a escultura, explica: “A ideia do Galo para o Carnaval deste ano surgiu a partir de temas como gentileza, ancestralidade, sustentabilidade e inclusão e se torna um mensageiro divino da esperança de paz para o nosso tempo.”

Além disso, Nóbrega inclui: “A obra também homenageia seres iluminados que dedicaram sua existência pela paz no mundo, como Dom Hélder Câmara, Cacique Raoni, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King, entre outros. E marca, ainda, os 79 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua missão de paz pelo mundo.”

Em relação à sustentabilidade, a escultura do Galo da Madrugada reafirma seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a inovação. Através de processos artísticos para promover a sustentabilidade, por meio da prática do upcycling. 

Neste ano, mais de 90% dos materiais utilizados na estrutura são provenientes de descartes e reaproveitamento de resíduos tecnológicos, incluindo dois mil metros de lonas de materiais publicitários e 10 mil CDs e DVDs doados.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo