Super Finishing
NotíciasPlástico

Plenária rebece iniciativas da rede de cooperação para o plástico

Ações e iniciativas são trazidas para reunião plenária sobre o universo dos plásticos que acontecem ao redor do mundo

Durante a reunião plenária da Rede de cooperação para o plástico na última semana, na sede da Braskem, em São Paulo, foram mostradas algumas ideias, ações e iniciativas de diversas empresas que buscam começar a pensar nos recursos de reuso dos plásticos para ações inovadoras.

“São junções de empresas que tentam fazer o que estamos fazendo aqui: conversar, cooperar e tentar solucionar. A maioria percebeu que só se juntar não é tão eficiente, então muitos começam a buscar captação de recursos para investir e construir ações”, explica a CEO da consultoria Daniela Lerario.

Lelario ainda ressalta que ter bons cases e boas práticas é importante para mostrar ao poder público que a cadeia produtiva quer fazer uma aliança e avançar para a economia circular. Já em relação aos consumidores, estudos apontam que a percepção deles está mudando em relação às empresas, embalagens e consciência ambiental.

A REDE é a primeira iniciativa brasileira a favor da economia circular que envolve todos segmentos da indústria do plástico, que contam com 37 empresas membros até o momento.

Algumas das principais iniciativas para a questão, se encontram, a Alliance to End Plastic Waste, a Rethink Plastic e o PACE, do Fórum Econômico Mundial; alguns prêmios como o Innovation Prize e The Circulars; e mostraram estudos como “What a Waste 2.0”; e pactos, como o New Plastics Economy Global Commitment.

Entre algumas das tendências usadas pela REDE, estão os modelos de reuso, as embalagens reutilizáveis, além das novas formas de consumir e a transparência. Os dois maiores objetivos pretendidos pela iniciativa são o de aumentar a reciclabilidade das embalagens plásticas; o processo de reciclagem está ligado a aspectos socais, ambientais e econômicos; e o seu outro grande objetivo, visa aumentar a disponibilidade de sucatas para a reciclagem, um processo que ajuda com os descartes impróprios em aterros e que começa a gerar oportunidades de trabalho à milhares de pessoas.

Nessa reunião também foram divulgados alguns interesses de grande importância na indústria do plástico, como o projeto Reciclar Transforma, da Mídia Sustentável, o Movimento Plástico Transforma, iniciativa da ABIPLAST com a Braskem, a Edukatu, uma rede de aprendizagem para o consumo consciente e a plataforma Love Green, também da Braskem.

Tag

Artigos relacionados