Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotícias

Novo investimento para produção de embalagens

Braskem comprou máquina de sopro que atende diversos setores da indústria para acelerar o ritmo de produção de embalagens com polímeros

No pensamento de aprimorar e acelerar o desenvolvimento de novos produtos para o mercado. A Braskem anunciou novo investimento de R$ 15 milhões para aquisição de um equipamento de sopro de três camadas para produzir frascos e embalagens.

A princípio, a máquina será destinada ao CTI (Centro de Tecnologia e Inovação), localizado em Triunfo, Rio Grande do Sul.

Leia mais:

A máquina é da Multipack Plas, sendo uma sopradora Ecoblow 30LS, que é usada para atender diversos setores.

Como, por exemplo, o alimentício, agroquímico, químico, produtos de limpeza e entre outros.

A máquina permite realizar testes internos durante a elaboração desses itens, fazendo com que a equipe tenha maior segurança para chegar em uma versão final. 

Além disso, a sopradora conta com um hardware que possibilita trabalhar com materiais recicláveis, contribuindo com a estratégia de economia circular da Braskem.

O foco é em sustentabilidade

novo investimento

Segundo Luis Orozco, líder global dos laboratórios de inovação da Braskem, o foco desse novo investimento é para testes dos polímeros para aprimorar a matéria-prima no mercado.

Bem como, com foco também em sustentabilidade. “Essa aquisição será uma parte importante para nossa área de inovação”, destaca.

Sobretudo, o equipamento tem a capacidade de usar resina pós-consumo (PCR) em quaisquer das três camadas.

Isso porque, quando combinada com outras resinas, elevam a performance da aplicação a níveis altíssimos.

O projeto para a aquisição deste equipamento foi elaborado em parceria com o fornecedor e resultou em um produto atual e alinhado às melhores práticas.

Isso considerando aspectos de sustentabilidade, qualidade e segurança. “A configuração da nova sopradora proporciona versatilidade de aplicações, sem perder sua representatividade de mercado”, complementa Ronaldo Bollinelli, engenheiro de aplicação da área de TS&D da Braskem.

Investimentos já existentes no CTI

Desde 2017, o CTI tem trabalhado de forma integrada com as unidades de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha. 

Dessa forma, se desenvolvem importantes soluções neste centro, como resinas de alto desempenho para redução de peso de embalagens.

Bem como, resinas para filmes e embalagens desenvolvidas para o mercado internacional, materiais com resistência a altas temperaturas para indústria automotiva e aditivação mais eficiente.

Nesse sentido, a Braskem investiu na construção de um novo prédio para o CTI de Triunfo, no RS.

A fim de receber novos equipamentos e laboratórios, e aumentar a capacidade de inovação da Braskem. 

No local, se desenvolve e testa tecnologias para novos catalisadores e materiais avançados. O prédio deve se inaugurar no 4º trimestre deste ano.

A estrutura de inovação da Braskem conta com dois Centros de Tecnologia e Inovação, em Triunfo e em Pittsburgh (EUA).

Além de um Centro de Pesquisa em Tecnologias e Renováveis, em Campinas, um Centro Técnico, em Wesseling (Alemanha) e sete plantas piloto. 

Juntos, possuem 276 projetos no pipeline de inovação e tecnologia e mais de 900 documentos de patentes. A empresa investe na área cerca de R$ 300 milhões por ano.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo