Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasParceirosPlásticoSustentabilidade

PICPlast: Movimento Plástico Transforma chega em Salvador

A iniciativa do PICPlast, promoveu o mutirão de limpeza no Porto da Barra, a fim de conscientizar sobre a importância do descarte correto

O Movimento Plástico Transforma teve sua 1ª edição em Salvador na última sexta-feira (24), o evento aconteceu na orla da Barra. A ação é um projeto realizado pelo PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), que contou com o apoio da SOLOS e da Prefeitura de Salvador, através SECIS (Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal). 

A iniciativa tem como objetivo realizar a limpeza da orla e promover ações educativas, sobre a destinação e o descarte correto de resíduos. Assim, a ação contou com 90 voluntários que também participaram do ciclo de atividades educacionais. 


Desse modo, os exercícios foram dirigidos pela SOLOS, uma startup baiana empenhada em criar soluções para gerir resíduos e reduzir o desperdício. Por isso, o workshop teve o tema “O meu resíduo vai para onde eu levar”. 

As atividades feitas durante a ação

No que se refere a agenda do mutirão, a divisão foi feita para que todos pudessem participar do workshop e contribuir na coleta de itens. 

Em seguida, os voluntários foram direcionados à praia, para reconhecer os materiais na areia, que depois foram encaminhados à cooperativa parceira de reciclagem. 

Além da atividade educacional, o projeto visa conscientizar o máximo de pessoas sobre a importância da educação ambiental. Isso acontece, porque além dos voluntários, o projeto Movimento Plástico Transforma quer atingir as crianças e os jovens. 

Por isso, a integrante do grupo técnico do movimento, Mariana Cardoso, ressalta: “A realização de mutirões de limpeza como esses não apenas transforma o ambiente físico, mas também educa e sensibiliza a população sobre a importância da preservação ambiental”. 

Cardoso ainda destaca que “Ao participar ativamente na limpeza de espaços públicos, as pessoas se tornam agentes de mudança, compreendendo que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade coletiva.”

Portanto, a proposta também visa envolver as escolas municipais em criações ações de cidadania, através das crianças e adolescentes, que serão agentes em sua comunidade e em suas casas. 

Mais ações sustentáveis do Movimento Plástico Transforma

Apesar de ser o primeiro encontro na Bahia, o projeto Movimento Plástico Transforma já realizou ações em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. A primeira, com a contribuição de 60 voluntários, eles alcançaram mais de 46 quilos de resíduos recolhidos no Lago Guaíba. 

Enquanto no Rio de Janeiro, os 90 voluntários conseguiram juntar 68 quilos de resíduos na Praia de Copacabana, e os 60 voluntários que atuaram na Praia do Leme arrecadaram 80 quilos. 

Além das edições do mutirão, o projeto também recolheu e reciclou os copos plásticos descartados pelos corredores da Corrida Internacional de São Silvestre. Essa ação resultou em criações de móveis e objetos doados a escolas públicas. 

Da mesma forma, há um ano, o movimento inaugurou o Espaço Economia Circular do Plástico, no Museu Catavento, com o objetivo de incentivar uma experiência interativa com o plástico, a reciclagem e a economia circular. 

Todas as edições do projeto, tem como meta cooperar para a economia circular, transformando o plástico e o reinserindo no mercado. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo