Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlásticoSustentabilidade

Pesquisadores desenvolvem plástico inovador 

Cientistas nos Estados Unidos criam plástico capaz de mudar conforme a necessidade. Submetido a um processo de mudança de propriedades, a descoberta inovadora pode ajudar em expedições interplanetárias, crises e conflitos

Pesquisadores desenvolvem plástico inovador

Pesquisadores da Universidade de Chicago desenvolveram um tipo de plástico capaz de mudar de forma para tornar-se qualquer tipo de objeto. O material molda-se conforme a necessidade. O estudo inovador, publicado na revista Science, destaca as qualidades, as utilizações na sociedade e as melhorias com o plástico especial. 

Na foto aparecem garrafas de plástico na cor azul

A princípio, o fator de maior destaque, além da capacidade de mudar-se, está na viabilidade do uso do material em expedições espaciais. Sobretudo para a exploração de Marte, que sofre influência direta na quantidade de gramas dos objetos levados. 

Leia mais: 

Porém, com este material, os astronautas usariam o material tanto para as funcionalidades do dia a dia, como para moldar um copo, por exemplo. Como também utilizariam para moldar uma ferramenta. 

Assim, para possibilitar a criação de diversos objetos, o plástico passa por um processo chamado têmpera. Isto é, um tratamento térmico que envolve o aquecimento e o resfriamento controlado, porém rápido, do material. Com isso, suas propriedades físicas e químicas se alteram. 

Sendo assim, os pesquisadores salientam que após esse processo, o plástico, quando colocado em temperatura ambiente, mantém a nova forma. 

Além do grande potencial para contribuir com as viagens interplanetárias, o plástico também tem utilização em locais remotos do mundo. Como por exemplo nos mares ou em zonas de conflito. Desse modo, ainda pode contribuir na fabricação de robôs leves, e na melhoria da reciclagem de plástico. 

Os cientistas revelam que, apesar dos avanços, o material ainda possui limitações em termos de resistência e elasticidade. No entanto, eles destacam a importância de reprocessar o material várias vezes e sua capacidade de manter a forma por pelo menos um mês como passos na direção certa.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo