Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

O mercado de plásticos biodegradáveis

O investimento na produção de biodegradáveis é imprescindível para tornar sustentável a indústria brasileira, já que o plástico está presente na construção civil, alimentos e bebidas, automotivo e autopeças

O mercado de plásticos biodegradáveis tende a crescer no Brasil, uma vez que o país possui recursos naturais que possibilitam esse avanço. No entanto, alguns embargos interferem no crescimento, como o custo de produção e o baixo investimento. Mesmo que os biodegradáveis sejam a preferência do mercado consumidor.

Isso porque, os consumidores brasileiros têm um crescente interesse nestes produtos.

Conforme o cenário da pesquisa da empresa Kantar NS, na qual 72% dos consumidores preferem buscar alternativas biodegradáveis. 

Leia mais:

O menor custo é um grande diferencial para o aumento da circulação desses produtos, sobretudo, para o consumo doméstico.

Isto é, além da ação conjunta com a reciclagem, a redução do custo de produtos sustentáveis é de grande importância para a ascensão do mercado de plásticos biodegradáveis. 

José Carlos Mierzwa, professor da Escola Politécnica da USP, explica que para poder produzir esse novo material precisa de etapas adicionais e que o Brasil não tem toda a tecnologia completamente desenvolvida. 

Por isso, o custo de produtos biodegradáveis podem ter um custo alto, mesmo que tenham alta demanda. “Se ele tem um apelo melhor do ponto de vista ambiental, ele deveria ter um custo menor porque ele vai causar impactos menores”, destaca.

O cenário para a produção de biodegradáveis no Brasil

Embalagens de plástico biodegradável empilhadas

O professor coloca o Brasil num bom patamar quando relacionado com a produção de biodegradáveis.

Ele avalia que o Brasil, por conta dos produtos naturais, principalmente da cana de açúcar e mandioca, tem uma condição maior e melhor de trabalhar esses produtos, do que outros países como os Estados Unidos.

Mesmo que os Estados Unidos tenham recursos tecnológicos mais avançados e uma linha de pesquisa mais adiantada.

Nesse sentido, o Brasil ocupa a quarta colocação no ranking de países que mais produzem plásticos. 

As áreas que têm maior consumo de material plástico no Brasil são construção civil, alimentos e bebidas, automotivo e autopeças. 

Portanto, a produção em larga escala de plásticos biodegradáveis é imprescindível para tornar a indústria brasileira sustentável.

Para isso, é necessário o investimento em pesquisas e tecnologias que possibilitem o melhor desenvolvimento desse material, finaliza Mierzwa.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo