Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotíciasPlástico

Natura lança embalagem de hidratante com plástico recolhido

Lançamento da Natura recolhe plásticos e fabrica embalagem sustentável. Além de contribuir com a circularidade, projeto ajuda cooperativas de reciclagem

A Natura apresenta ao mercado uma inovação no mundo dos cosméticos, com o lançamento do EKOS Hidratante Concentrado de Castanha. No entanto, a novidade está na embalagem refilável, confeccionada inteiramente com plástico recolhidos.

Nesse sentido, a ação aconteceu graças ao projeto Rios Vivos, que coleta os resíduos. Sendo assim, o programa tem apoio de outro projeto, o Natura Elos, que lidera esforços junto a comunidades ribeirinhas nos estados do Amazonas e Pará.

Leia mais:

Além de destacar-se pela origem sustentável do material, a marca enfatiza que a fabricação do frasco contribui significativamente para ressignificação dos resíduos. 

Da mesma forma que coopera para o fortalecimento de cadeias sustentáveis de plástico pós-consumo, beneficiando comunidades ribeirinhas e cooperativas de reciclagem.

Diante disso, o EKOS Hidratante Concentrado de Castanha está disponível para venda a partir de 2024. Prometendo conquistar consumidores conscientes e reforçando o compromisso da Natura com a sustentabilidade. 

Ainda, a iniciativa não apenas representa um marco no mercado de cosméticos. Mas também destaca o papel fundamental da empresa na promoção de práticas ambientalmente responsáveis. 

Frente a isso, Tatiana Ponce, CMO e head de Inovação da Natura, comenta: “O hidratante concentrado representa não apenas um avanço global nos cuidados com o corpo, mas também um compromisso tangível com o impacto positivo e a preservação da Amazônia. Cada componente deste produto carrega consigo o benefício de uma pele mais saudável, um planeta mais sustentável e um convite a um novo jeito de consumir”.

Circularidade em foco 

Em um movimento em prol da sustentabilidade, a Natura lança o EKOS Hidratante Concentrado de Castanha. Um produto que vai além da inovação em sua fórmula, incorporando a preocupação com a circularidade.

Dessa forma, o frasco refilável do hidratante, confeccionado integralmente com plástico recolhido, assim como configura-se como um material reutilizável. Isso resulta em uma diminuição significativa de 55% na geração de resíduos.

Além disso, ao gerar menos resíduos, a produção do hidratante concentrado resulta em uma redução expressiva das emissões de carbono. 

Sendo assim, se comparado ao refil regular, o produto recém-lançado emite 20% menos gases do efeito estufa na atmosfera e requer 75% menos caminhões para o transporte.

Assim como contribui para o meio ambiente, o projeto promove um impacto positivo nas comunidades envolvidas na produção do óleo de castanha. Uma vez que, o aumento do consumo desse bioativo não só fortalece o empreendedorismo local, como também impulsiona a cadeia produtiva do óleo, beneficiando comunidades em cinco estados diferentes.

Cada hidratante de castanha utiliza o óleo oriundo de aproximadamente quatro amêndoas, e considerando toda a produção, estima-se a utilização de 700 mil amêndoas de castanha.

O compromisso com a sustentabilidade não para por aí, pois no processo de reciclagem do plástico utilizado nas embalagens, 10 cooperativas de reciclagem são impactadas financeiramente, representando mais de 195 famílias do norte do Brasil. A Natura reforça, assim, sua posição como líder em práticas sustentáveis no mercado de cosméticos.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo