Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Plástico como matéria-prima: hidrogênio verde

Pesquisadores despertam curiosidade no setor de energia, ao fabricarem matéria-prima para hidrogênio verde com plásticos

Pesquisadores de Singapura transformaram três tipos de plásticos sintéticos em subprodutos químicos, para produzir fontes de energia, especificamente o hidrogênio verde. A fim de analisar o decorrer da pesquisa, o professor Soo Han Sen da Universidade Tecnológica de Nanyang, convocou uma equipe de pesquisadores.

O processo converte os plásticos mais comuns e encontrados no dia a dia, como o PP (polipropileno), PE (polietileno) e o PS (poliestireno). Esses modelos compõem 75% dos materiais plásticos usados no mundo, e agora também têm utilização na indústria, como subprodutos. Bem como contribuem como fontes de energia para células de combustível. 

Leia mais: 

Essa ideia surgiu com intuito de cooperar com ações inovadoras no setor do plástico, e portanto, os resíduos plásticos também fazem parte da pesquisa e análise. Diante da revolucionária pesquisa, o grupo de cientistas teve a descoberta publicada na revista Chem Cell Press, em 2023. 

Como acontece o processo de transformação do plástico

Devido a forte ligação entre os átomos de carbono, nos polímeros PP, PE e PS, é possível fazer a conversão desses materiais em ácido fórmico e ácido benzoico. Isso acontece por meio das reações químicas em temperatura ambiente com o uso de um catalisador comercial e uma câmara de luz. 

Sendo assim, a equipe de pesquisadores usou LEDs para aumentar a eficiência de energia elétrica do sistema e assim não aquecer demais a câmara. 

Portanto, os resultados obtidos são usados em células de combustível, para a produção de produtos químicos, ou tem aplicação como transportadores de LOHCs (hidrogênio orgânicos líquidos).

A descoberta tem despertado interesse dos especialistas no setor de energia, já que o hidrogênio orgânico líquido é uma forma segura de transportar hidrogênio verde, sem que seja em forma de gás. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo