Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Índices crescentes na produção industrial do mercado

A produção industrial de setembro para outubro foi registrada com alta no Brasil, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pela CNI. O indicador define que os registros abaixo dos 50 pontos representam queda, enquanto acima de 50 marca aumento. Em outubro, a média é 51,6 pontos.  O indicador registrou que a indústria ficou em […]

A produção industrial de setembro para outubro foi registrada com alta no Brasil, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pela CNI. O indicador define que os registros abaixo dos 50 pontos representam queda, enquanto acima de 50 marca aumento. Em outubro, a média é 51,6 pontos. 

O indicador registrou que a indústria ficou em 50,9 pontos, a alta é da produção das pequenas empresas. Enquanto isso, as grandes empresas estão com 49,1 pontos, ou seja, o indicador define o registro de queda. E próximo da linha divisória, estão as médias empresas, com 49,8 pontos. 

Apesar dos indicadores, o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, esclarece que os níveis de estoque estão dentro do planejamento das empresas em outubro. Isso indica que as empresas estão com a quantidade de produtos necessária em estoque, para atender a demanda. 

Leia mais:

    Essa situação é positiva para a economia, pois favorece o aumento da produção na eventualidade de uma futura alta da demanda. Isso ocorre porque as empresas não precisarão aumentar seus estoques para atender a essa demanda, o que pode liberar recursos para outros investimentos, como a expansão da produção.

    Além disso, a UCI (Utilização da Capacidade Instalada) aumentou um ponto percentual na passagem de setembro para outubro de 2023, para 71%. Isso significa que as empresas estão usando mais seus equipamentos e maquinário para produzir.

    Essa situação também é positiva para a economia, pois indica que a demanda está crescendo e que as empresas estão investindo para atender a essa demanda.

    O investimento e a expectativa industrial

    Para medir as intenções das empresas em investir nos próximos seis meses, é utilizado o índice de intenção. O indicador varia entre 0 e 100, porém, do mesmo modo, a linha divisória está nos 50 pontos. 

    Sendo assim, na passagem do mês, este índice subiu 1,1 ponto, e agora encontra-se em 55,6 pontos. Esse alcance revela uma marca histórica, pois está acima do normal. Isso tudo sugere, que as empresas estão confiantes em relação ao futuro e planejam investimentos significativos nos próximos meses. 

    Frente aos aumentos, os índices de expectativa de demanda e de compras de matérias-primas ficaram em 51,0 pontos. No entanto, esses índices estão registrando valores inferiores às suas médias históricas para o mês.

    Os índices de expectativa para a quantidade exportada e o número de empregados situam-se abaixo do limiar de 50 pontos, marcando 49,8 pontos.

     Essa tendência sugere a expectativa de manutenção dos níveis atuais ao longo dos próximos seis meses. Embora indique estabilidade, é relevante observar que o indicador de contratação de mão-de-obra encontra-se acima da média histórica para este período.

    Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

    Quer ficar por dentro da indústria do plástico?

    Assine a nossa newsletter e receba semanalmente atualizações de fornecedores, matérias especiais, novidades do setor e tendências do mercado.

    Conectamos compradores e fornecedores! Líder em divulgação digital para a Indústria do Plástico, somos a maior e mais completa plataforma de divulgação da América Latina. Com mais de 10 anos de experiência, entregamos resultados comprovados para centenas de empresas do setor.

    © 2026 Plástico Virtual — Todos os direitos reservados.

    crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram