Plastico Brasil
NotíciasPlástico

Impressão 3D em aço

HP lança uma novidade que aumentará a produtividade nas indústrias

Ultimamente o investimento no modelo de impressão 3D cresceu, pois, as empresas começaram a olhar para o futuro. E a novidade é que o processo de impressão 3D não será realizado somente em objetos plástico.

No segundo semestre deste ano, a HP anunciou a Metal Jet, uma impressora 3D em escala industrial, capaz de produzir itens de aço, com aumento de produtividade em até 50 vezes mais do que outros meios de impressão.

Apesar da impressão 3D em plásticos seja comum no mercado de itens personalizados, o custo e o tempo de produção ainda fazem com essa técnica represente uma pequena porcentagem da produção global. Com a Metal Jet, a HP garante que irá reduzir o custo de produção de certas peças de metal, que permitirá as empresas gerarem novos produtos rapidamente.

A HP já está em parcerias com outras fabricantes que devem experimentar a impressão 3D em aço, uma delas é a Volkswagen.

Entenda o funcionamento da Metal Jet

Com tecnologia de impressão a jato, a Metal Jet espalha camadas de pó de metal, e em seguida pulveriza o produto com um agente para solidifica-lo. Depois, as peças são levadas ao forno com temperatura alta, com isso, o processo resulta em materiais leves e que podem incluir detalhes finos.

O preço é um pouco alto, e o empresário que optar por uma unidade terá que desembolsar nada menos que U$ 399 mil, pouco mais de R$ 1,6 milhão, e as primeiras unidades serão comercializadas em 2020.

Quer ficar por dentro de todos lançamentos do setor industrial do plástico? Preencha o formulário abaixo e receba conteúdo exclusivo.

Tag

Artigos relacionados