Banner Diamante Plástico 10 anos
EconomiaIndústriaNotícias

CNI aponta crescimento do trabalho industrial em 2023

CNI revela dados que analisam os indicadores industriais de 2023. Dando destaque para os aumentos na massa salarial, rendimento médio de trabalho e os empregos na indústria

Dados dos Indicadores Industriais da CNI, revelam um aumento no trabalho industrial ao final de 2023. Principalmente na massa salarial e o rendimento médio dos trabalhadores da indústria. Esse marcadores registraram aumentos reais de 2,9% e 2,6%, respectivamente, em comparação com o ano anterior. 

Na foto aparecem duas mulheres, as alturas são diferente, um delas é branca e outra negra. Elas estão observando uma tela de computador, e a imagem representa o crescimento do trabalho industrial de 2023 apontado pela CNI

Além disso, o emprego na indústria também apresentou um acréscimo de 0,3% em relação a 2022. A pesquisa, conduzida pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em janeiro de 2024, abrangeu empresas industriais localizadas em estados que representam aproximadamente 90% do PIB industrial.

Leia mais:

Já em dezembro de 2023, houve um aumento de 0,9% nas horas trabalhadas na produção em comparação com novembro. Simultaneamente, o faturamento real da indústria experimentou um crescimento de 2% no mesmo período. 

Diante disso, o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, analisa a situação. A princípio, Azevedo destaca que mesmo com esses aumentos recentes não conseguiram reverter a tendência de queda que marcou esses indicadores ao longo de 2023. 

Como resultado, as horas trabalhadas na produção apresentaram uma redução de 0,6% no ano de 2023. Bem como o faturamento, que encerrou o ano com uma diminuição de 1,3%.

A análise das taxas do trabalho industrial e capacidade instalada

Sendo assim, Azevedo explica sobre: “É bem perceptível a influência da taxa de juros no desempenho da atividade industrial. Tanto o faturamento quanto as horas trabalhadas na produção aumentaram no último bimestre do ano, em uma reação ao início da queda dos juros. Apesar disso, não conseguiram recuperar a retração que sofreram ao longo da maior parte do ano passado”. 

Em relação a UCI (Utilização da Capacidade Instalada) atingiu 78,4% em dezembro de 2023. Isto é, registrando um acréscimo de 0,1 ponto percentual em comparação com o mês anterior. 

Ao longo do segundo semestre de 2023, a UCI manteve-se oscilando em torno do mesmo nível, aproximadamente 78,5%. Comparado a dezembro de 2022, a UCI demonstra uma redução de 1 ponto percentual. Na média de 2023, a utilização do parque industrial foi 2 pontos percentuais inferior à registrada em 2022.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo