Novas matérias-primas são lançadas para acompanhar crescimento do mercado
A Nova Scott, sediada em Serra (ES), uma joint venture entre a Scott Bader (Inglaterra) e a Andercol (Colômbia), participa deste crescente mercado de postes e cruzetas em compósitos com fibra de vidro (também conhecido como PRFV-plástico reforçado com fibra de vidro ou composites) e disponibiliza novas matérias-primas para atender às necessidades técnicas deste setor. Nos últimos anos, o interesse das concessionárias de energia elétrica por estes produtos tem sido crescente. Embora o preço seja mais elevado em relação aos postes fabricados em concreto ou madeira, suas vantagens em custo-benefício têm grandes destaques, como:
- Peso muito abaixo de seus concorrentes (aproximadamente 8 a 10 vezes inferior aos postes em concreto e 3 a 4 vezes em relação aos postes em madeira);
- Vida útil cerca de 5 vezes maior que a dos postes em madeira e duas vezes maior que dos postes em concreto;
- Elevada imunidade à corrosão;
- Isolamento elétrico superior;
- Baixa manutenção;
- Diversidade de tamanhos e formas;
- Facilidade de transporte (devido ao seu baixo peso e dependendo da área de deslocamento, apenas duas pessoas podem ser suficientes para carregar um poste em composites, o que é uma grande vantagem em lugares de difícil acesso. Além disso, é possível realizar o transporte em veículos leves ou através de embarcações via reboque);
- Melhor absorção de impacto (os postes em composites causam menor dano em caso de acidentes com veículos);
- Possibilidade de se produzir em diferentes cores a partir da utilização do gelcoat;
- Aplicabilidade em diversos setores como transmissão, distribuição, iluminação, telecomunicação, entre outros.
Para este mercado, a Nova Scott fornece atualmente a linha Gelic de gelcoats antichamas para aplicações mais exigentes, bem como gelcoats orto e ISO com elevada resistência UV, sempre de acordo com as necessidades de seus clientes. Já a Novapol, empresa parceira do Grupo Andercol, disponibiliza a linha Cristalan 1847 e Cristalan 955 e 955/01 de resinas de alta elongação, excelentes para a produção dos postes via fillament winding (ou enrolamento filamentar) e cruzetas via pultrusão.
A Nova Scott e a Novapol mantêm seu foco em garantir que seus clientes recebam, no tempo estipulado, produtos de qualidade, diferenciados e com todo suporte técnico para que possam dar continuidade a esse mercado em crescente expansão.
Sobre a Nova Scott Especialidades
A Scott Bader foi fundada em 1921 e hoje é uma companhia química global com faturamento de US$300 milhões, com um quadro de 600 funcionários a nível mundial. É uma empresa comunitária, sem acionistas externos, com um compromisso forte de apoio aos seus clientes, empregados e ao ambiente.
Tem participado ativamente na indústria dos composites, conhecida amplamente por sua liderança em gelcoats, adesivos e soluções para a indústria náutica. Seus produtos são usados pelos principais fabricantes de barcos, pás eólicas e veículos de transporte. A companhia possui fábricas na América do Sul, incluindo a Novapol no município de Serra (ES), líder do mercado de resinas de poliéster insaturado no Brasil.
Fonte: FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018