Bulher
DestaqueEmpresaNotíciasPlástico

Empresa de robôs industriais contam com software de programação fácil

Robôs industriais da ABB contam com wizard easy programming para programar sem a necessidade de treinamento básico

A ABB Robótica, pioneira em tecnologia, automação de máquinas e serviços digitais, acaba de lançar o software Wizard Easy Programming para programação do robô industrial IRB 1100, permitindo que usuários de robótica iniciantes introduzam automação em suas linhas de produção sem a necessidade de habilidades de programação especializadas ou qualquer conhecimento de código RAPID.
 
Baseado em blocos gráficos simples, o Wizard Easy Programming torna mais fácil para não-especialistas automatizar suas aplicações. Os blocos representam ações como ‘mover para o local’, ‘pegar um objeto’ e ‘repetir movimentos’, tornando mais fácil e intuitivo construir uma série de processos simples para o robô realizar. Também existem funções para tratamento de erros, permitindo que programadores novatos resolvam problemas, como colisões.
 
Com a programação do Wizard Easy, um robô pode ser instalado e começar a funcionar em minutos. O processo de programação é reduzido a simplesmente arrastar e soltar o bloco necessário no controlador ABB FlexPendant, permitindo ao usuário ver os resultados imediatamente e, caso necessário, ajustar as ações do robô.
Ao vincular esses blocos, programas completos podem ser construídos para aplicações como carregamento de máquinas ou montagens, sem a necessidade de qualquer conhecimento de linguagens de programação de robôs.
 
O software Wizard Easy Programming da ABB, que já está disponível para a linha Single Arm do YuMi®, está disponível gratuitamente e pode ser instalado como um complemento. Além disso, o Wizard será pré-instalado no controlador ABB FlexPendant de cada novo robô IRB 1100. O software estará disponível em outros robôs industriais da ABB no futuro.

Antti Matinlauri, chefe de gerenciamento de produto da ABB Robótica destaca “Há uma demanda crescente da indústria por robôs que possam ser facilmente programados para uma ampla gama de tarefas, razão pela qual a ABB está expandindo a capacidade do Wizard Easy Programming para suportar pequenos robôs industriais, iniciando com o IRB 1100”.
 
Matinlauri ressalta “As pessoas se acostumaram às interfaces de usuário fáceis em smartphones e outras tecnologias de consumo. Nossa ferramenta Wizard Easy Programming usa esse conceito para tirar o esforço da programação de robôs industriais e nos aproxima de permitir que qualquer pessoa use a robótica.”
 
Para empresas com necessidades de programação mais especializadas, novos blocos também podem ser criados para executar tarefas específicas. Isso é possível por meio do software Skill Creator da ABB, que a empresa ou seus parceiros podem usar para transformar rotinas de programação em linguagem RAPID em blocos do assistente, prontos para uso. Os blocos personalizados, conhecidos como habilidades (“Skills”), podem ser produzidos para controlar garras especializadas ou aplicações de visão.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo