Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Peças plásticas: Conheça sua fabricação e utilidades

As peças plásticas tem sido cada vez mais presentes no dia a dia e possuem diversas aplicações, mas você sabe como são fabricadas? Vem conferir 

Em um mundo tecnológico, em que a cada dia surgem novos produtos para atender às nossas necessidades. O processo de fabricação de peças plásticas tem papel fundamental na materialização deste desenvolvimento, tornando o produto palpável e com versatilidade de formas, cores e tipos de plástico. 

As peças plásticas estão presentes em nosso dia a dia, quer seja nos automóveis, celulares, eletrodomésticos, embalagens e nas mais diversas aplicações. Esse material tem como principal vantagem, a possibilidade de reciclagem e consequente, reutilização do plástico para fabricação de outros produtos.

Existem diversos processos de fabricação de peças plásticas, dentre os principais destacam-se o processo de prototipagem rápida, injeção, sopro, rotomoldagem, termoformagem e extrusão. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada processo e suas utilidades?

Processo de prototipagem rápida

Com a redução de custo das impressoras 3D, este processo vem se popularizando rapidamente nos últimos anos. Possui como principal característica, a fabricação rápida de peças com liberdade de formas e cores, sem a necessidade de fabricação de um molde. Com isso, possibilita a materialização de um desenho que, inicialmente, estava somente na tela do computador. 

Sobretudo, a vantagem desse processo é a possibilidade de interagir com o produto, além de identificar o comportamento de montagem com outras peças, resistência mecânica ou qualquer ponto que precise ser analisado, com custo relativamente baixo, uma vez que não necessita de um molde.

Todavia, não é indicado para fabricação de peças em escala, por ter um custo unitário superior ao de peças que passam pelo processo de moldagem, mas é excelente para testar e validar ideias antes de lançar algum produto.

Processo de injeção

Este é o processo mais versátil e, consequentemente, o mais utilizado na fabricação de peças plásticas. Para fabricar uma peça pelo processo de injeção, é necessária a criação de um molde, que por sua vez, normalmente é construído com aços especiais e que tem a função de moldar o plástico na forma desejada. 

A princípio, o processo de injeção tem como característica o baixo custo e a velocidade na fabricação das peças, o que, como resultado. A princípio, o processo de injeção tem como característica o baixo custo e a velocidade na fabricação das peças, o que, como resultado, permite a utilização de dezenas de diferentes tipos de plástico com infinidade de cores.

Este processo é comumente utilizado na fabricação de peças do interior e exterior de automóveis, tampas de embalagens, carenagens de telefones e aparelhos domésticos etc.

Processo de sopro

A principal característica deste processo de sopro, é a fabricação de peças plásticas ocas. É o processo mais utilizado para fabricação de embalagens, garrafas, frascos e reservatórios.

Sua abrangência é muito grande, é utilizado na fabricação de dutos de ar automotivos, brinquedos, eletrodomésticos, aplicações agrícolas, e outros segmentos. 

Assim como na maioria dos processos de fabricação de peças plásticas, esse processo também necessita de um molde, que usualmente é construído com ligas especiais de alumínio ou aço.

Todavia, em muitas situações, as peças fabricadas pelo processo de sopro podem ser fabricadas pelo processo de rotomoldagem, uma vez que ele permite produzir peças ocas. 

A vantagem do processo de sopro em relação ao processo de rotomoldagem é a velocidade de fabricação, que costuma ser superior quando comparada à rotomoldagem.

Processo de rotomoldagem

Antecipadamente, assim como no processo de sopro, o processo de rotomoldagem é indicado para fabricação de peças ocas.

Entretanto, diferente do processo de sopro, a rotomoldagem possui menos limitações de tamanho e peso da peça. Isso, por sua vez, permite a fabricação de peças com elevadas dimensões, como grandes reservatórios, brinquedos infantis de grande porte, peças agrícolas etc. 

Por envolver um processo de construção mais simples, o custo dos moldes de rotomoldagem é inferior ao custo de moldes de sopro, porém, o tempo de produção de cada peça é maior.

Logo, esse processo é indicado quando há baixas demandas de produção.

Processo de termoformagem

Também conhecido como processo de vacuum forming, tem como principais características a fabricação de peças plásticas em formato de “casca”, sem a possibilidade de utilização de geometrias como nervuras ou torres de fixação. Em suma, isso ocorre, porque a matéria-prima deste processo é uma chapa obtida pelo processo de extrusão ou laminação.

É um processo muito utilizado na fabricação de carenagens de grande porte, painéis internos de geladeiras, capas do compartimento de carga de caminhonetes, dentre outros. 

Todavia, o custo dos moldes de termoformagem também é baixo quando comparado a outros processos de fabricação, normalmente é construído com ligas de alumínio ou até mesmo moldes em fibra de vidro, madeira ou resina.

Processo de extrusão

Este processo destina-se à fabricação de peças tubulares e com perfil contínuo. A matriz de extrusão confere a forma desejada ao produto que é imediatamente resfriado após passar pela matriz. Como resultado, esse resfriamento impede que a peça deforme após a moldagem, uma vez que a ela ocorre em alta temperatura, necessária para o amolecimento do plástico.

Através desse processo que são fabricados os tubos de água e esgoto (em PVC), tubos corrugados e outros perfis plásticos utilizados no dia a dia.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.jsnew RDStationForms(‘falar-com-especialista-6d1c8af515f0a363e2c6′,’UA-181046827-1’).createForm();

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo