Bulher
NotíciasPerguntas

O que é uma sopradora?

A máquina sopradora, é utilizada para dar forma a objetos ocos, como por exemplo, garrafas. Para a máquina sopradora existem dois tipos de processos realizados: no primeiro processo, a máquina faz a pré-forma, ou seja, um molde, e neste caso, a sopradora recebe o modelo injetado e o aquece para ficar maleável, em seguida o molde é posicionado entre as placas que vão moldá-lo definitivamente, para então acontecer o sopro.

No segundo processo, uma mesma máquina realiza todos os procedimentos. A pré-forma é injetada no molde bipartido, onde acontece o resfriamento e a forma é definida, em seguida a pré-forma volta a ser posicionada em um molde de sopro, e por fim é soprado e dado sua forma, sejam garrafas, galões etc.

Existem alguns tipos de sopradoras e elas possuem diferentes propriedades, mas basicamente com a mesma função. As sopradoras por acumulação, por exemplo, conseguem fazer sopro de peças de até 100 litros, já as sopradoras por extrusão contínua, podem possuir uma mesa simples, ou frasco duplos e até mesa dupla, que vão ampliar a produtividade das máquinas e do produto.

Aplicações

Com a tecnologia avançada, as máquinas de sopro convencionais vêm dando espaço para sopradoras mais automatizadas e que fazem o trabalho de duas ou três máquinas em um processo único.

As máquinas sopradoras são procuradas por indústrias em diversos segmentos, alguns deles são: área de construção civil, área de alimentos e bebidas e automóveis. Também são encontrados em indústrias de plástico e celulose, e nos setores farmacêuticos, químicos. Além de produtos de metal e eletrodomésticos.

Componentes

A sopradora é composta por motor elétrico, hidráulicos, moldes cilíndricos, cabeçotes, para produzir suas peças, como por exemplo garrafas PET.

O sopro nas garrafas feitas em PET possui várias vantagens, dentre elas a alta transparência, alta resistência e alta produtividade do material.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo