Pensando em expandir a economia circular do plástico, a Ambipar, firmou parceria com a Dow Brasil Indústria e Comércio de Produtos Químicos. Essa união surge com um projeto piloto para ampliar a coleta de resíduos domésticos e industriais.
Ou seja, materiais que teriam destinos inapropriados, e o projeto garante que os mesmos sejam reciclados.
O projeto tem capacidade de abrangência nacional e as ações estão programadas para início de 2023.
Leia mais:
- Circular Monday propõe consumo consciente e sustentabilidade na Black Friday
- Talheres sustentáveis a partir de larvas-da-farinha, loja de plástico reciclado e bioplástico de casca de jatobá
- SEIBT desenvolve sistemas de reciclagem com personalização
A atuação tem como objetivo ampliar o escopo e as oportunidades do trabalho que já vem sendo desenvolvido entre Dow & Ambipar com projetos de logística como o Corredor Sustentável.
Portanto, esse novo momento consiste em ampliar os investimentos e ações com cooperativas de catadores, desenvolvimento de novos produtos.
E, principalmente, resinas diferenciadas, que atendam às metas de ESG de cada um desses setores.
Mais sustentabilidade e oportunidades
Carolina Mantilla, diretora de Sustentabilidade, Embalagens e Plásticos Especiais da Dow, destaca que o fortalecimento da parceria e o compromisso é um exemplo de como a Dow trabalha para avançar em ações colaborativas.
Isto é, ajudando a fechar o ciclo dos plásticos, que é uma das suas principais metas. “Até 2035 pretendemos ter 100% dos produtos Dow vendidos em aplicações de embalagens reutilizáveis ou recicláveis. Por isso, acreditamos que, somente através de cooperações com toda a cadeia de valor, poderemos atingir esse objetivo”.
Sobretudo, algumas das ações principais que serão praticadas pela parceria consistem em avaliar os resíduos plásticos, preparar instalações para recuperação desses materiais, selecionar modelos de coleta e conversão em alta escala.
Ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade de todos os plásticos recicláveis e, contribui para designar o mercado final para a conversão desses materiais reciclados.
Práticas essenciais para sustentabilidade
Cristina Andriotti, CEO da Ambipar, destaca: “É muito importante para a Ambipar poder contar com empresas que são referências em seus setores, pois é assim que conseguiremos garantir que todos os elos da cadeia do plástico estejam trabalhando para a circularidade e reciclagem, gerando impacto social e ambiental significativos”.
Ainda mais, as empresas trabalharão para desenvolver processos e atender às especificações para reciclagem avançada.
Assim, possibilitando ampliar o portfólio de resinas, aumentar a aquisição de matéria-prima para explorar formas de desenvolver novas resinas plásticas, mais sustentáveis e desenhadas para a reciclabilidade.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.