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BASF alcança primeiro lugar em ranking de inovação aberta

A BASF, pelo quarto ano consecutivo, alcança a primeira colocação em sua categoria no ranking elaborado pela 100 Open Startups. Diante disso, a posição indica que a empresa mantém-se em primeiro lugar no que se refere às relações estabelecidas com startups.

Pois uma vez que o ranking avalia as interações entre elas, as posições são mantidas.

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Dessa maneira, a corporação atinge outra vez o primeiro lugar no top de Indústria Química em inovação aberta na América Latina, e o 8º entre as top 100 ranqueadas no Open Corps 2023.

Assim, Edson Akiyama, diretor de Customer Enabling da Basf América do Sul, salienta: “Estar novamente entre os protagonistas do ranking mostra que seguimos com força na jornada da inovação aberta. Somos uma empresa centenária, robusta, mas também aberta, ágil e com profunda conexão com nossos clientes e suas demandas”.

O ranking de inovação aberta

O TOP Open Corps é uma lista que analisa e premia as empresas que se destacam em inovação aberta. 

E neste ano, o cálculo revelou que no setor de Indústria Química as empresas indicadas no top 100 movimentaram 69% dos relacionamentos com as startups. 

Ao todo, concluiu-se que apenas neste ramo as empresas estabeleceram 715 relacionamentos de negócios com 389 startups no último ano. 

Assim, o CEO e fundador da 100 Open Startups, Bruno Rondani aponta o impacto direto em benefícios, tanto para as corporações, quanto para as startups, pois o crescimento foi de 73%. 

As inovações da Basf ao longo dos anos

O modo como a BASF se mantém no mercado há tantos anos, se deve a forma com que ela gere as inovações, isto é, de maneira descentralizada e com iniciativas em diversas frentes. 

Isso revela como os programas e ações da BASF ganharam destaque ao longo dos anos, impactando positivamente diversos segmentos, e permanecendo como referência no setor

Em primeiro lugar, destaca-se o compromisso notável com a inovação e transformação digital, pois a BASF foi pioneira em diversos âmbitos ao longo dos anos. 

De início, destaca-se a inovação desenvolvida em 2016, a criação de uma plataforma de inovação que se relacionou com mais de 600 startups na América Latina.

Além de ter tido destaque na e referência em aceleração de startups de agtech na região. 

Assim, por ser uma empresa que possui autonomia inventiva, a BASF criou um ambiente que impulsiona a inovação digital e a cocriação.

De modo que ao longo de três anos a iniciativa estimulou 50 projetos internos. E obteve um ganho de eficiência de mais de 1 milhão de euros.

Bem como, continua liderando o ramo do agronegócio no Brasil. 

Ainda, em 2019, a empresa lançou outro programa chamado Suvinil Fora da Lata, focado em apoiar  startups ligadas à inovação, tecnologias e economia criativa. A ação resultou na aceleração de 11 startups em 2022, de forma que 75% delas tornaram-se parceiras comerciais da marca. 

A BASF demonstrou também o seu compromisso com a inovação ao estabelecer a BASF Venture Capital (BVC), que investiu no fundo AgVentures II da SP Ventures e liderou um investimento de US$ 10 milhões na startup Traive, fortalecendo seu envolvimento com tecnologias inovadoras, com destaque para o crédito rural. 

Igualmente, a empresa lançou o onono, um Centro de Experiências Científicas e Digitais que mapeou mais de 300 startups e promoveu mais de 50 desafios, resultando em mais de 50 mil conexões, impulsionando a transformação cultural e a busca por soluções sustentáveis. 

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