Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Árvore natalina de plástico, Refil reciclado e Alta costura com reciclados

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Uma árvore de natal foi feita com 4.000 garrafas de plástico. A Veja Multiuso tem a meta de incluir 25% de plástico reciclado em suas embalagens até 2025. Um consórcio de empresas liderado pela Epson que recolhe plástico dos oceanos, transforma-o em fios de poliéster e tecidos

Árvore de natal feita com garrafa de plástico

A Praça Conde de Agrolongo, em Braga, Portugal, vai receber uma árvore de Natal sustentável, com cerca de oito metros de altura e constituída por cerca de 4.000 garrafas de plástico.

A empresa de águas, efluentes e resíduos de Braga Agere refere que as garrafas se recolhem e trabalham para gerar a árvore da sustentabilidade.

A princípio, a Agere irá possuir pontos de recolha nas suas instalações, no Centro Comercial Braga Parque, nas empresas da região aderentes e em todas as escolas.

As escolas que mais recolherem garrafas serão presenteadas com vales prémio a utilizar em produtos Science4You.

Refil reciclado

Em linha com a tendência sustentável do mercado, fabricantes de embalagens têm buscado soluções práticas e ecológicas. Esse é o caso da Veja Multiuso, que quer incluir 25% de plástico reciclado em suas embalagens até 2025.

Essas metas estão materializadas no “Veja Multiuso Power Nature” refil, um desinfetante biodegradável que vem em cápsulas, a ser misturado com água. 

A princípio, a mudança na composição permite utilizar a embalagem regular até 25 vezes.

Bruno Basso, gerente de desenvolvimento de embalagens da Reckitt Hygiene Industrial, destaca que: “Além da inovação tecnológica de formulação concentrada para multiusos e do pioneirismo no segmento, trouxemos a sustentabilidade em sua essência, por meio da economia circular”.

Sobretudo, para acondicionar a cápsula com o produto concentrado, entrou em cena o papel-cartão Supera.

Que se fabrica pela Ibema, o que trouxe resistência para a embalagem e boa qualidade no momento da impressão. 

A solução foi desenvolvida em parceria com a Congraf Embalagens, de São Paulo, vencedora do Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2021. 

A gráfica realizou algumas opções no cartucho, com ajustes e adequações do dimensional, janela, gancheira etc.

Alta costura com plástico reciclado

A Seaqual, plataforma que dá segunda vida aos plásticos reciclados, tem transformado plásticos em fios finos de poliéster e depois duas empresas portuguesas do setor têxtil usam para produzir roupas em alta costura.

Sendo elas a A. Sampaio e Filhos e a Lemar, que produzem tecidos de poliéster reciclados com esse fio.

Em seguida, entregam os tecidos aos estudantes da Lisbon School of Design que fazem peças de moda, estampadas com tecnologia de impressão digital produzida pela Epson.

Nesse sentido, o Expresso SER foi conversar com Raul Sanahuja, responsável de comunicação da Epson Ibérica que explicou que esta ideia nasceu em 2019, em Barcelona, e depois foi importada para Portugal, em 2020.

Portanto, tendo o seu ponto alto nos dias em que os alunos da Lisbon School of Design vão mostrar as peças de moda que fizeram neste novo campo da moda sustentável.

Sobretudo, este processo de transformação do plástico em tecidos já existe no mercado.

Isto é, na indústria do automóvel que recorre cada vez mais este método para os têxteis usados no interior dos carros. 

Sanahuja explica que o objetivo é usar as peças que vão ser apresentadas pelos alunos da Lisbon School of Design. “Para consciencializar a indústria, para que a indústria as possa ver e tocar; são peças muito boas e que podem ser comercializadas”.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo