Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Reciclagem de sandálias e descartáveis e Viagem com a reciclagem

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. O case premiado internacionalmente da Melissa Flox M Edition é feito com 100% de material reciclado. A Tekni-Plex aderiu ao Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, para garantir o destino correto do material. A PepsiCo lançou um desafio de reciclagem que o ganhador receberá como prêmio uma viagem nacional com acompanhante

Sandálias 100% recicladas

Com a inovação que gerou no mercado, o case da Melissa Flox M Edition, feito integralmente com material reciclado de sandálias, ganhou o Inovyn Awards. Premiação que aconteceu na feira mais importante do plástico, a K2022, na Alemanha.

Essas ações inovadoras de sustentabilidade da Grendene, estão ganhando cada vez mais destaque em termos de economia circular no mercado.

Uma prova disso, é que antes mesmo de receber o reconhecimento internacional, a Melissa Flox M Edition já havia sido premiada em 2021, com o Prêmio Plástico Sul de Inovação & Sustentabilidade.

A princípio, para a produção dessa linha, a logística reversa da Grendene recolheu 3,4 mil pares de sandálias entre 2019 e 2020.

Em seguida, os materiais recolhidos foram entregues, em partes para recicladores parceiros e a outra metade seguiu para a fábrica.

Uma vez que, a fábrica da Grendene possui equipamentos e a capacidade para separar e identificar o material passível de serem reciclados.

Sobretudo, a Grendene recebeu outros prêmios e selos pelas ações sustentáveis de responsabilidade social desenvolvidas. 

Como os selos auditados pela SMETA, uma das auditorias mais reconhecidas mundialmente em gestão ética e responsabilidade social.

Reciclagem dos descartáveis 

A Tekni-Plex recentemente aderiu ao Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, que visa dar um destino correto aos copos descartáveis.

Dessa forma, ao escolher destinar corretamente os copos descartáveis, a empresa passa contribuir ainda mais para que um material 100% reciclável tenha como destino as recicladoras.

Que são responsáveis por dar vida nova a um resíduo que poderia estar ocupando lugar nos aterros sanitários.

Além disso, para Fernanda Mazzi, Coordenadora da Qualidade, “o programa também é uma iniciativa extremamente importante para incentivar e conscientizar a população”.

Ela ainda destaca: “Assim como as indústrias e comércio no geral, a contribuírem com a preservação do meio ambiente e com a economia circular no país.”

A princípio, a Tekni-Plex é uma empresa de atuação global, focada no desenvolvimento e na fabricação de produtos para uma ampla variedade de mercado.

Isto é, desde produtos médicos, farmacêuticos, alimentícios, cuidados pessoais, domésticos e até industriais. 

No Brasil, opera através da Geraldiscos, companhia que adquiriu em 2019 e é conhecida por fabricar selos de indução e discos de vedações.

Sendo para uma grande variedade de tipos de frascos, incluindo PP, PE, PEAD, PVC, PET e vidro.

Viagem com a reciclagem

Através da #ReciclatONxPlanetLove, a PepsiCo convida o público latino-americano a um desafio de reciclagem, com uma série de eventos que ocorrerão, simultaneamente, em sete países da América Latina. 

Dessa forma, as pessoas que participarem da ação concorrerão a uma viagem nacional, com direito a acompanhante.

O ReciclatON ocorre entre 11 e 18 de novembro na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México e Peru. 

Assim, por meio desta série de eventos, a PepsiCo incentivará as pessoas a encontrarem soluções para impulsionar a reciclagem. 

A iniciativa integra a segunda edição de Planet Love, um projeto em parceria com a National Geographic, que visa inspirar as pessoas a serem agentes de mudança para um mundo mais sustentável. 


Nesta segunda temporada, a iniciativa contou com uma websérie documental de sete episódios que falam sobre histórias de amor pelo planeta. 

O minidocumentário está disponível na plataforma da National Geographic Brasil no YouTube.

Além disso, no Brasil, a PepsiCo também fomenta outras ações de educação ambiental aos seus consumidores e busca engajá-los em ações de reciclagem de forma perene. 

Regina Teixeira, diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil, reforça a importância de iniciativas que engajem a participação dos consumidores na reciclagem.

Ela destaca: “Acreditamos que ações como essa colocam as pessoas como protagonistas nessa jornada rumo a um planeta melhor e com menos plástico. Todas as ações, por menores que pareçam ser, têm potencial de impactar positivamente a cadeia e devem ser fomentadas”.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo