Super Finishing
EconomiaNotíciasPlástico

Aprenda a separar o lixo corretamente

Portal Plástico Virtual dá dicas exclusivas de como organizar os resíduos para a coleta seletiva

Todos se perguntam por que separar o lixo para coleta seletiva é importante, mas a resposta é fácil: além de reduzir o impacto ambiental, a reciclagem reduz as retiradas de matérias-primas da natureza, o que resulta em economia de água e energia. A preservação do meio ambiente começa com atitudes pequenas na rotina de cada pessoa, que faz toda a diferença no final.

Mas, afinal o que é lixo?

O lixo nada mais é que resíduos gerados pelas atividades humanas ou pela natureza em regiões urbanas. O lixo orgânico são resíduos de origem animal ou vegetal, como resto de comida, cascas de frutas, legumes, ossos, entre outros. Já o lixo inorgânico é tudo que é feito pelo homem, que não tem origem biológica, como os plásticos, vidros e outros. E, o lixo eletrônico é todo resíduo material feito pelo descarte de equipamentos eletrônicos.

O que é reciclável?

São resíduos descartados que podem retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo ou outros produtos, como a maioria dos papéis, vidros e plásticos, papelão e alumínio. Esses materiais podem ser separados e entregues à coleta seletiva. O lixo eletrônico também pode ser reciclado após a triagem, mas deve ser descartado em pontos específicos com esta finalidade.

E, o que não é reciclável?

Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel, cabos de panela e tomadas, clipes, grampos, esponjas de aço, canos, cristais, espelhos, baterias de celular, pilhas e outros materiais. Por isso, devem ser descartados em locais apropriados para evitar danos ao meio ambiente.

Agora, o portal Plástico Virtual te dará dicas de como separa o lixo da sua residência, empresa ou escritório:

  • Não misture o material reciclável e orgânico;
  • Coloque os plásticos, vidros, metais e papéis em sacos diferentes, que possam ser identificados;
  • Lave e seque as embalagens que tem resíduos de produtos orgânicos antes do descarte correto;
  • Não amasse e nem molhe os papéis, dobre o material e coloque dentro do saco, reduzindo o volume;
  • Materiais cortantes, como vidros quebrados e outros, devem ser enrolados em jornal ou colocados em uma caixa identificada para evitar acidentes dos coletores;
  • Não coloque garrafas e frascos com vidros planos;
  • Desmonte as embalagens mistas, separado as partes de metal, plástico e vidro. Por exemplo: distribua nos sacos corretos.

Para receber mais notícias exclusivas do setor plástico, acesse e preencha o formulário abaixo e receba conteúdo segmentado de qualidade.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo