Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Adirplast: sobre o PL de Economia Circular

A associação pontua as mudanças com a aprovação do PL relacionado à economia circular. Além de se disponibilizar para cooperar para o desenvolvimento de ações eficazes para todos os setores produtivos

O PL intitulado 2524/2022 sobre economia circular, prevê mudanças substanciais que impactam as corporações, as técnicas usadas na cadeia produtiva, as cooperativas de catadores e setores de coleta e separação. 

Os Projetos de Lei que abordam implementar diretrizes, estão em discussão dentro e fora do Senado, e em ambos locais com participação de empresas de diversos setores da indústria de transformação. 

Foi diante dessas possibilidades alarmantes que a Adirplast divulgou uma nota oficial a respeito dos projetos de economia circular do plástico. 

Leia Mais: 

As preocupações dos setores afetados, apresenta-se também frente às mudanças exigidas pelas diretrizes em curto período de tempo. 

Tendo em vista que, os ramos de alimentício e farmacêutico, por exemplo, demandam mais tempo para adequar-se às obrigações do banimento do uso do plástico único, que é uma das propostas presente no texto. 

As decisões tomadas pelas próximas comissões ditarão o cenário financeiro e econômico do país, que acarretarão problemas como a redução de  R$70 bilhões em faturamento e cerca de 200 mil empregos perdidos, acumulando uma redução de R$6,7 milhões. 

Esses dados foram apontados pelas associações Abiquim e Abiplast. 

As expectativas e decisões da Adirplast

A Adirplast destaca suas expectativas nas discussões vindouras sobre as problemáticas, a princípio espera-se que os setores produtivos sejam ouvidos e participem dos diálogos. 

No momento, as associações e corporações aguardam a resolução da Comissão do Meio Ambiente, onde está tramitando o PL. Enquanto isso, a CAS (Comissão de Assuntos Sociais) acumula sugestões para revisão dos projetos. 

Então, diante disso, a Associação acredita que para a efetivação do projeto, o projeto passará por votação entre os setores produtivos, pois as mudanças impactam diretamente esses produtores.  

Além disso, a Adirplast, pontua a necessidade da criação de diretrizes consistentes para promover uma Política Nacional de Economia Circular, e assim fortalecer o seu Projeto de Lei 1874/2022, cujo foco é a economia circular. 

A Associação encontra-se disponível para debater a respeito do PL, e cooperar com as iniciativas propostas pelo Governo Federal. Bem como reafirma seu apoio ao Decreto sobre logística reversa de embalagens de plástico. 

Entretanto, os diálogos estabelecidos devem permitir análises profundas das propostas, pois posições extremas do tema dificultam a chegada a um acordo mútuo. De modo que, a Adirplast pede ponderação sobre o tema. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo