Banner Diamante Plástico 10 anos
DestaqueNotíciasPlástico

Impressão 3D: possibilidades e tecnologias

Com um futuro inovador que já está aparecendo em diversos setores do mercado no mundo para criar objetos mais realistas

Que a impressão 3D é o caminho para o futuro nós já sabemos. Mas você sabe de onde veio e quais são as aplicações que ela possui? A impressão 3D surgiu com Chuck Hull em 1984, sendo uma tecnologia de fabricação aditiva para produzir o material de forma mais rápida, mais poderosa e mais fácil de se usar.

A Impressão 3D é um processo pelo qual objetos são criados pela deposição de materiais em 3 camadas, com base em um modelo digital. Os processos da impressão 3D requerem trabalho em conjunto de software, hardware e materiais. E sabemos que a impressão 3D só é possível graças ao plástico, que já ouvimos dizer que é o grande vilão da história.

A impressão 3D pode ser usada para criar tudo o que imaginamos, desde alimentos, brinquedos, peças simples, até casas, próteses humanas e animais e implantes médicos que salvam vidas e todos os dias cientistas e inventores descobrem novas maneiras de aplicá-la para beneficiar o nosso cotidiano.

Sabemos que grande parte dos objetos que saem das impressoras 3D são feitos de plástico, como PLA, PET, Nylon, Policarbonato, entre outros, que funciona através da fundição de um filamento de plástico através de laser ou similar.

A grande vantagem da impressão 3D hoje é que já se imprime peças complexas de uma vez só com a quantidade exata de matéria-prima que se deseja, além de que os materiais podem ser coloridos na própria bandeja de impressão, diminuindo o processo manual de todo o sistema.

Para falar dos benefícios que a impressão 3D pode ter, uma aplicação recente e inovadora que modificou a vida de uma jovem foi que ela recebeu um implante de crânio através da impressora 3D com procedimentos feitos com diferentes composições de plástico.

Uma novidade para a impressora 3D é o spark, uma plataforma aberta de tecnologias e serviços que conectas hardwares, softwares e materiais, que fornece ferramentas para ajudar as empresas a automatizarem o trabalho e não deixarem falhas e lacunas durante a impressão.

A impressão 3D além de salvar vidas com próteses que possuem custo mais baixo, podem já ajudar a reconstruir a pele de quem sofreu queimaduras e também ajuda nos estudos do câncer.

A impressão 3D é de grande benefício para todos, garantindo a personalização em massa nas indústrias, tornando os produtos mais acessíveis, com custo benefício maior para o consumidor final, além de não desperdiçar material, ou seja, os objetos impressos são criados apenas com o material necessário para produzir aquele objeto.

Podemos dizer que a impressão 3D é um futuro inovador que está cada dia mais próximo de nós e com ela vamos ter grandes vantagens. Sem esquecer que nada disso seria possível sem o nosso amigo plástico que nos traz grandes inovações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo