Casa / Notícias / Supermercado ecológico que troca plásticos por alimentos

Supermercado ecológico que troca plásticos por alimentos

Em parceria com os índios Ashaninka no Acre, a Fundação Belga House of Indians Foundation, com o objetivo de diminuir a poluição no meio ambiente, teve a iniciativa de criar um supermercado ecológico, onde plásticos e garrafas de alumínio podem ser trocados por alimentos.

Inaugurado no dia 31 de março, no município de Marechal Thaumaturgo, interior do estado do Acre, este tipo de empreendimento, batizado como TrocTroc, é o primeiro do país.

Os idealizadores do mercado, tiveram como ideia construir uma consciência de reciclagem para os moradores e também incentivar a economia local, já que os produtos vendidos são nativos da região.

Durante a troca, cada quilo de plástico vale R$ 0,50. Entre os alimentos do mercado que podem ser adquiridos, estão frutas, arroz, feijão da região, legumes e verduras. Além disso, cada garrafa pet limpa e amassada tem um acréscimo de 20% no valor final do peso.

Marcelo Valadão, idealizador do projeto e presidente da fundação, que tem sede em Bruxelas, na Bélgica, conta que a ideia surgiu depois de uma parceria com o líder indígena da tribo Ashaninka, Benki Piyãko.

“Esse projeto surgiu com o exemplo do povo Ashaninka quando conheci o Benki em 1993 e, através das palavras dele, idealizei o projeto com uma influência do povo europeu. Na Europa temos máquinas em que você coloca o plástico e sai um ticket para trocar por alimento, então, trouxemos uma maneira simplificada do mesmo conceito”, explicou.

Fonte: G1

Além disso, verifique

Produção rentável de componentes decorativos leves

Superfície de alta qualidade graças ao controle dinâmico de temperatura A Covestro apoia a tendência …