IndústriaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Saiba as regras da reciclagem e como cooperar com a sustentabilidade

Entenda como suas escolhas impactam o ciclo da reciclagem de plásticos

Saiba as regras da reciclagem e como cooperar com a sustentabilidade

Reciclar corretamente começa com o conhecimento das regras que definem o que pode ou não ser reciclado e reaproveitado. Quando se compreende quais materiais têm real potencial de reciclabilidade, muda-se também as formas de descarte. 

Saiba as regras da reciclagem e como cooperar com a sustentabilidade

Muitos plásticos enfrentam desafios técnicos e econômicos que impedem sua reinserção no ciclo produtivo. Ao reconhecer esses fatores, desenvolve-se uma gestão mais eficiente dos resíduos e, consequentemente, reduz-se o impacto positivo no meio ambiente.

Leia mais:

Sendo assim, conheça como funciona a reciclagem das garrafas PET:

As cooperativas de reciclagem classificam as garrafas PET em três categorias: transparente, verde e multicolorida. Apesar de amplamente utilizadas, essas garrafas possuem diferenças na reciclabilidade, já que cada cor influencia o potencial de reaproveitamento do material.

Indústrias recicladoras enfrentam baixa demanda pelas garrafas PET coloridas, como as utilizadas por marcas como Sprite. Isso acontece porque ao processarem esse material, ele adquire coloração escura, geralmente preta, e acaba sendo usado apenas em itens de menor valor, como baldes e bacias.

Enquanto isso, o PET transparente tem mais aplicação porque possui maior capacidade de reciclagem contínua. Assim, com reutilização evita-se a produção de novas garrafas e diminuindo o impacto ambiental.

Quando se fala de melhorias em tecnologia e leis, especialistas apontam o papel de responsabilidade das empresas por seus produtos. Bem como defendem a importância da adoção de práticas como redução e separação correta de resíduos. 

Dicas de hábitos sustentáveis e reciclagem

Adotar hábitos sustentáveis no dia a dia é mais simples do que parece. Veja algumas atitudes que fazem a diferença:

  • Evite garrafas PET coloridas, pois são menos recicláveis;
  • Prefira utensílios que possam ser usados diversas vezes;
  • Dê prioridade a embalagens retornáveis e refis, que geram menos resíduos;
  • Troque as sacolas plásticas por versões reutilizáveis;
  • Antes de descartar, verifique se a embalagem é reciclável e conheça suas limitações.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo