Super Finishing
NotíciasPlástico

Sacos plásticos solúveis em água são desenvolvidos por chilenos

Novidades não poluem o meio ambiente e contribuem para a sustentabilidade

Uma mudança sutil na fórmula do plástico, que permite substituir o petróleo pela pedra calcária, foi realizada por um grupo de empreendedores chilenos, que conseguiu fabricar sacos plásticos e de tecidos reutilizáveis solúveis em água e que não contaminam o meio ambiente.

Roberto Astete e Cristina Olivares, os dois criadores deste produto, começaram a realizar experimentos para fabricar um detergente biodegradável, mas descobriram uma fórmula química à base de PVA (álcool polivinílico, solúvel em água), que substitui os derivados do petróleo – responsáveis pela alta durabilidade dos plásticos que se integrou à cadeia alimentar de animais marinhos e responsáveis pela deterioração do meio ambiente.

“Nosso produto deriva de uma pedra calcária, que não causa danos ao meio ambiente”, assegurou Astete, diretor-geral da empresa SoluBag, que espera comercializar os produtos a partir de outubro no Chile, um dos primeiros países da América Latina a proibir a utilização de sacos plásticos convencionais em estabelecimentos comerciais.

“É como fazer pão, para fazer pão é preciso farinha e outros ingredientes. Nossa farinha é de álcool de polivinil e outros componentes, aprovados pela FDA (agência americana reguladora de alimentos, medicamentos, cosméticos, aparelhos médicos, produtos biológicos e derivados sanguíneos), que nos permitiu ter uma matéria-prima para fazer diferentes produtos”.

A iniciativa ganhou o prêmio SingularityU Chile Summit 2018, como empreendimento catalizador de mudança, o que rendeu aos investidores um estágio no Vale do Silício, a partir de setembro deste ano. Com a produção maciça, que pode ser feita nas mesmas empresas que fabricam plásticos convencionais, basta apenas alterar a fórmula, o preço pode ser similar aos atuais, garantem.

Para conhecer outras soluções sustentáveis e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do plástico, preencha o nosso formulário abaixo e receba conteúdo segmentado e de qualidade.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo