Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Programa garante reciclagem na Sapucaí

A estimativa foi de uma coleta de 8 a 10 toneladas de resíduos descartáveis durantes os dias de carnaval

A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) e o Sistema Fecomércio do estado firmaram uma parceria para fazer do carnaval carioca o maior evento de lixo zero do mundo. Isso porque, juntos criaram o Recicla Sapucaí, que tem o objetivo de evitar o descarte incorreto de resíduos no desfile das escolas de samba.

Essa parceria para o programa foi assinada pelos presidentes da Liesa, Jorge Perlingeiro, e do Sistema Fecomércio RJ, Antônio Florêncio.

A princípio, o Recicla Sapucaí contou com 15 máquinas de corte e fragmentação de metais, plásticos e vidros dispostas pela passarela do samba, para que o público depositasse os resíduos. 

Leia mais:

Nesse sentido, os agentes foram distribuídos pela plateia para atuar no convencimento dos consumidores.

As latinhas de alumínio tiveram uma atenção especial do Programa Cada Lata Conta, em parceria com a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio), iniciativa mundial existente há 14 anos, em 19 países. 

Assim, mais de 100 catadores de cooperativas do Rio de Janeiro farão a coleta, triagem e destinação correta dos resíduos. 

Todo material recolhido se reverterá para os próprios catadores, com reversão em renda. No ano passado, se coletou 8 toneladas de latinhas na Sapucaí. Para este ano a previsão é de que sejam coletadas entre 8 e 10 toneladas.

recicla sapucaí

Um acordo com a economia circular

Na cerimônia de assinatura, o presidente da Liesa salientou que o Recicla Sapucaí é uma parceria “que vai trazer uma amplitude maior ao nosso trabalho, porque nós não fazemos só carnaval, nós temos projetos junto às nossas 12 comunidades”.

Para ele, o Sesc e o Senac têm muito a contribuir com ações sociais e cursos profissionalizantes durante todo o ano.

Sobretudo, o acordo prevê, ainda, que alunos do Senac coloquem em prática seus conhecimentos na avenida. Isto é, customização de roupas, maquiagem cenográfica e cobertura fotográfica. 

Por isso, a Cidade do Samba e a Sapucaí estarão abertas ao Sesc, ao longo de todo o ano, para passeios de projetos como Turismo Social, Educação Infantil e Sesc+ Esporte.

A capacitação de mão de obra para a indústria do carnaval e a trabalhos sociais voltados às comunidades envolvidas com o espetáculo serão uma extensão da parceria. Isto é, iniciando com tratamentos odontológicos gratuitos nas Unidades Móveis OdontoSesc.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo