Banner Diamante Plástico 10 anos
IndústriaNotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

Produção com plástico reciclado, estudos sobre reciclagem e tapetes de garrafas PET

Plástico pelo mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. A Electrolux usou de forma significativa o plástico reciclado em suas produções no Brasil em 2023. Estudos visam a ampliação da base sindical nos setores de reciclagem e material plástico, por meio de estudos conduzidos pelo SindiMais. A Tapetah lançou o inovador "Tapete na Caixa", produzido a partir da reciclagem de garrafas PET.

Electrolux usa três mil toneladas de plástico reciclado

Na imagem aparece um mulher em uma indústria. Ela veste uma jaqueta azul e óculos de proteção. Representando as produções da electrolux, feitos com plástico reciclado

A Electrolux, famosa fabricante de eletrodomésticos, usou três mil toneladas de plástico reciclado em sua produção no Brasil durante o ano de 2023. Além disso, a companhia estabeleceu uma meta de reciclagem a ser cumprida até 2030. A meta define que 50% do plástico empregado na fabricação dos produtos, mundialmente, seja proveniente de reciclagem. 

Com isso, no ano passado, a Electrolux comercializou cerca de quatro milhões de produtos que incorporavam algum percentual de plástico reciclado em sua composição. Esses itens fazem parte de um catálogo que abrange aproximadamente 100 produtos, todos destacando-se pela presença desse componente reciclado.

Até o momento, a maioria do plástico presente nesses produtos não vem da reciclagem. Porém, nesse sentido, a linha de eletrodomésticos Floor Care se mostra como a mais avançada em inserir plástico proveniente de fonte sustentável, Isso porque a linha conta com alguns itens com mais de 50% desse tipo de plástico. 

Sendo assim, diante disso, o diretor de sustentabilidade da Electrolux na América Latina, João Zeni explica: “O plástico reciclado utilizado nos produtos pode ser reciclado novamente e, assim, usado na fabricação de outro eletrodoméstico. Isso amplia ainda mais a importância da economia circular”. 

Sindicatos de Reciclagem e Material Plástico consideram estudos para expansão sindical 

Na imagem aparece 4 mulheres e 2 homens, representando o Sindicatos de Reciclagem e Material Plástico consideram estudos para expansão sindical

Estudos relativos aos setores de reciclagem e de material plástico visam a ampliação da base sindical, o estudo acontece a partir do SindiMais. A princípio, foram apresentado ao presidente do SINDRECICLA-RN (Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Rio Grande do Norte), Etelvino Patrício de Medeiros, e a presidente do SINDIPLAST-RN (Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte), Maria da Conceição Tavares.

Assim, entregues pela coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa, a reunião contou com apresentações das edições do SindiMais, estudos direcionados a cada setor e reuniões específicas com cada presidente do Sindicato.

Além disso, participaram também técnicos e executivos da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN. Desse modo, diante do estudo, o presidente do SINDIPLAST-RN afirma estar surpreso com as propostas do estudo. Afinal as informações do SindiMais mostram-se importantes para o sindicato. Além disso, apresenta possibilidade de possíveis novos associados, localizações e tendências do setor. 

Ainda, ele afirma enxergar de maneira positiva essa perspectiva de fortalecimento, pois atende a uma demanda das entidades sindicais da indústria. Nesse sentido, Patrício indica o desejo de fortalecer o sindicato, e que graças a cooperação da FIERN, isso mostra-se possível. 


Enquanto isso, a presidente do SINDIPLAST-RN enfatizou que os estudos apresentados durante a edição do SindiMais têm o propósito de fornecer dados importantes.

Já a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado afirmou que, após a reunião, aconteceu uma receptividade positiva. Bem como o interesse em utilizar as informações disponíveis no SindiMais para fundamentar ações visando o fortalecimento da representatividade sindical.

Ela também ressaltou que os dirigentes dos dois sindicatos indicaram planos para a realização de eventos, fóruns e articulações de cadeias produtivas, Assim, a Unidade de Desenvolvimento Industrial mostra-se pronta para oferecer assegurar o assessoramento necessário.

Tapetes feitos 100% com plástico de garrafas PET recicladas

Tapete feito de plástico de garrafas PET recicladas. O tapete é cinza, com formas geométricas de retângulo, triângulo, quadrado, azul escuro, cinza, azul claro e vermelho

Recentemente, marca referência na fabricação de tapetes, anunciou um produto inovador, o “Tapete na caixa”, uma peça proveniente da reciclagem de garrafas PET. Assim, nessa perspectiva o produto destaca-se por sua abordagem ecoconsciente. Isso porque, além do tapete possuir um sistema de montagem lúdico, tem composição a partir de 40 unidades de garrafas PET recicladas por metro quadrado.

Porém, a iniciativa sustentável vai além, pois a empresa busca incentivar a criatividade . Bem como encorajar uma transformação na rotina, incentivando que as famílias aumentem o tempo de interação. 

Para alcançar essa meta, a empresa pensou em todo o desenvolvimento, desde a compra até a etapa de entrega. Assim, na hora da compra, seja através do e-commerce ou diretamente na loja física da Tapetah Casa, os clientes escolhem o modelo do Tapete na Caixa, as estampas variadas, incluindo cores, desenhos e padrões geométricos. 

A partir de então, o tapete toma forma com placas de 50 x 50 cm unidas por abotoaduras exclusivamente criadas, utilizando as cores predominantes no layout escolhido. Desse modo, a diversão começa, pois ao finalizar a compra, o cliente tem a opção de receber o tapete já com as placas unidas ou soltas, proporcionando a oportunidade de montar o tapete com amigos e familiares.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo