Super Finishing
NotíciasPlástico

Plastivida apresentou a reciclagem do Isopor® na Carnavália-Sambacon 2018

Objetivo foi mostrar aos participantes que o material é 100% reciclável e que é fundamental realizar coleta seletiva

A Plastivida, através de seu Comitê do EPS, participa da Carnavália-Sambacon 2018, maior evento de cultura e negócios do carnaval, voltado para profissionais e fornecedores do setor carnavalesco. A feira ocorreu entre os dias 26 e 28 de julho, no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro.

O objetivo foi realizar a divulgação do EPS, conhecido comercialmente por Isopor®, um plástico 100% reciclável, e contribuir para a fomentação das boas práticas de coleta seletiva e de reciclagem no período de Carnaval. Para tanto, a entidade apresentou no evento uma degasadora para demonstrar como é o processo de preparação do EPS para a reciclagem.

O Isopor® possui, em sua composição, cerca de 98% de ar e 2% de resina plástica. Para que o processo de reciclagem possa ser realizado, é necessária a retirada desse ar de dentro da resina – este processo foi apresentado durante o evento, para ilustrar.

Reciclado, o EPS se transforma em diversos produtos como argamassa, decks de piscina, concreto leve, molduras de quadros, rodapés, calçados, material de escritório, embalagens para a proteção de objetos, entre outros, os quais amostras estiveram expostas durante o evento.

No estande do Comitê do EPS da Plastivida, os visitantes também podem encaminhar o seu Isopor® para a reciclagem. Um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) foi instalado para coletar o EPS utilizado ou levado para o evento, para ser encaminhado para a reciclagem.

Para Ivam Michaltchuk, coordenador do Comitê do EPS da Plastivida, fomentar as boas práticas de consumo e pós-consumo em segmentos que usam amplamente o material, como é o Carnaval, é de fundamental importância. “A reciclagem dos plásticos, entre eles o EPS, é uma realidade no Brasil que gera emprego e renda, além dos benefícios ambientais e, por isso, a participação de todos é fundamental para o crescimento desta atividade”, afirmou o executivo.

Devido a sua leveza, resistência, isolamento térmico, inodoro, inerte e atóxico, o Isopor® é utilizado em diversos setores da economia, como a construção civil, de embalagens, automotivo, arquitetura e decoração, esportivo, entre outros, oferecendo desenvolvimento e competitividade.

Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, explicou que, no Brasil, são reciclados anualmente, cerca de 30% do EPS pós-consumo. Esse índice tem potencial de crescimento com o fomento de boas práticas de coleta seletiva. “A questão precisa ser olhada por todos, sociedade e poder público, pois somente com melhorias na gestão dos resíduos é que seguiremos efetivamente no rumo da sustentabilidade”, finaliza o executivo.

Fique por dentro de tudo que acontece no segmento do plástico com o Portal mais visitado e completo da América Latina, que oferece visibilidade efetiva para seu negócio. Preencha o formulário abaixo e receba matérias segmentadas!

Tag

Artigos relacionados