Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlásticoSustentabilidade

Plástico biodegradável: Uma solução inovadora

Os plásticos biodegradáveis surgem como uma alternativa inovadora aos desafios que envolvem descarte incorreto, reuso e reciclagem. Por isso, destacamos os tipos de matérias que usam essa matéria-prima, além de listar as vantagens agregadas ao uso e produção desse tipo de plástico

Plástico biodegradável: Uma solução inovadora

Os plásticos biodegradáveis representam como uma, entre muitas, soluções inovadoras para os desafios relacionados à reciclagem e descarte incorreto de matérias. Isso porque possuem projeção para decomposição mais rápida, que acontecem por meio de processos biológicos. Uma vez que geram resíduos menos persistentes e contribuem para um meio ambiente mais saudável.

Na imagem aparece uma mulher de blusa verde, de pele branca segurando um copo escrito "100% biodegradável". Ao fundo aparece uma parede verde. 
A foto representa o plástico biodegradável

Nesse sentido, o plástico biodegradável se apresenta como um tipo de plástico capaz de ser decomposto por microrganismos em substâncias naturais, como água, dióxido de carbono e biomassa. 

Leia mais:

Sendo assim, isso acontece por meio de um processo natural, conhecido como biodegradação, no qual os micro-organismos secretam enzimas que quebram as ligações químicas no plástico. E assim, transformando-o em substâncias mais simples que podem ser absorvidas pelo ambiente.

Característica dos plásticos biodegradáveis 

Dessa forma, existem alguns critérios e características específicas que definem o tipo de plástico. Portanto, para definir um plástico biodegradável, existem algumas especificações, como:

  • Capacidade de degradação por micro-organismos: O plástico deve ser suscetível à ação de micro-organismos presentes no ambiente, que quebram suas ligações químicas.
  • Conversão em compostos naturais: Durante a biodegradação, o plástico se transforma em compostos naturais inofensivos, como água, CO2 e biomassa.
  • Tempo de degradação: O plástico deve se degradar em um período razoável, geralmente de meses a anos, dependendo das condições ambientais.
  • Ausência de resíduos tóxicos: O processo não deve gerar resíduos tóxicos ou prejudiciais ao meio ambiente.
  • Condições ambientais adequadas: A biodegradação pode depender de fatores como temperatura, umidade e presença de micro-organismos específicos.

Já em relação aos tipos de plástico biodegradáveis destacam-se os plásticos de base biológica, plásticos compostáveis e plásticos oxibiodegradáveis. Desse modo, a classificação acontece de acordo com as propriedades de degradação e origem. 

Logo, os plásticos de base biológica, vem de fontes renováveis, tais como: amido de milho, cana-de-açúcar, mandioca. Alguns exemplos dessa categoria incluem o PLA (ácido polilático) e PHA (polihidroxialcanoato).

Enquanto isso, os plásticos compostáveis, se caracterizam como os plásticos desenvolvidos para passar por este processo. Isso porque nem todos os plásticos compostáveis se caracterizam como biodegradáveis. Isto é, muitos possuem projeção que se decompõem rapidamente, em condições de compostagem. 

Assim, os plásticos compostáveis passam por calor, umidade e microrganismos específicos. Dentre os exemplos de destaque aparecem: o PLA (poliéster alifático) e o PHB (polihidroxibutirato).

Já os plásticos  oxibiodegradáveis contêm aditivos que aceleram a divisão do plástico em pequenos fragmentos após a exposição à luz solar e ao oxigênio. Dessa forma, os fragmentos sofrem a biodegradação por meio dos micro-organismos. O principal exemplo deste plástico inclui os plásticos que possuem pró-degradantes. 

As vantagens do plástico biodegradável

As principais vantagens dos plásticos biodegradáveis incluem: 

  • Menor dependência de recursos não renováveis: alguns plásticos biodegradáveis vem de fontes renováveis, como amido de milho, reduzindo a dependência de recursos não renováveis, como o petróleo;
  • Menor pegada de carbono: em alguns casos, a produção de plásticos biodegradáveis resulta em menor emissão de gases de efeito estufa em comparação com os plásticos convencionais; 
  • Potencial para reciclagem: alguns possuem características compostáveis e isso acontece juntamente com resíduos orgânicos, transformando-se em nutrientes para o solo. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo