Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

PL 2524/2022 levanta problemáticas na indústria do plástico

O PL 2524/2022 que pretende estabelecer regras relativas à economia circular do plástico foi apresentado ao Senado Federal em 2022. Desde então o projeto passa por análises das comissões e gera discussões sobre os desafios futuros, se aprovado. 

Close-up of a green basket with a recycling symbol with papers held by a woman

O Projeto tem sido tema de pesquisas, análises e colocações de diversos setores produtivos, uma vez que estes são os mais impactados com as mudanças propostas por ele. 

Desse modo, a Abiquim e Abiplast pontuam a necessidade de um diálogo descomplicado a respeito do tema, para que os integrantes da sociedade não sofram com impedimentos repentinos.

Leia Mais: 

Ao mesmo tempo, a Adirplast adiciona que é fundamental que a votação dos setores produtivos sobre a ação, além da ponderação assertiva sobre o assunto. 

Em contrapartida, o projeto de lei recebe o apoio do terceiro setor, que organiza um abaixo-assinado em apoio à iniciativa.  

A posição das Associações e das Instituições Civis 

As propostas presentes no texto têm ênfase na produção, consumo e destinação dos plásticos. Porém, o destaque está na redução da produção de materiais e itens descartáveis, impacto que atinge diretamente os trabalhadores do setor e de relacionados. 

Segundo Zenaide Maia, a relatora do projeto, a ação não pretende prejudicar empregos, informação que rivaliza com os dados divulgados pela Abiquim e Abiplast, que revelam uma redução de 205 mil empregos, dentre eles: empresas, coletores, companhias de coleta e seleção. 

Enquanto isso, o senador Wilder Morais, indicou que a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), deveria consultar as propostas iniciais, e talvez reformulá-las. 

E ainda, apresentou um requerimento de alteração de despacho, ou seja, um documento formal entregue à comissão legislativa para solicitar modificação de outro documento que determina o encaminhamento de um projeto de lei. 

No entanto, a aprovação deve passar pela CMA (Comissão do Meio Ambiente) e pela Câmara dos Deputados para que se torne lei. 

Concomitantemente, 78 instituições civis apoiam a aprovação do projeto. E embora as problemáticas sejam marcas, as Associações concordam que uma transição com discussões repletas de conhecimentos compartilhados, e opiniões diversas. 

Por isso, é importante que a implementação seja assertiva, para que a economia circular seja uma realidade benéfica a todos. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo