Os impactos da ausência de ERP na indústria
O ERP integra dados de diversos setores da empresa, como estoque, fluxo de caixa e pós-atendimento, facilitando o acesso às informações pelos gestores. Sua ausência afeta a gestão e dificulta a tomada de decisões estratégicas
Os impactos da ausência de ERP na indústria
A ausência de um ERP gera impactos negativos significativos na indústria, porque dificulta a gestão e a tomada de decisões estratégicas. Sem essas ferramentas, gestores e líderes perdem oportunidades de otimizar processos e melhorar a eficiência operacional.

Afinal, um sistema ERP conecta informações, sistemas, pessoas e fornecedores, otimizando processos e fortalecendo a colaboração dentro das empresas. No entanto, apesar desses benefícios, há grandes organizações que ainda não utilizam essa tecnologia.
Leia mais:
- Arrecadação de tampinhas plásticas ajudam crianças com câncer, plástico se dissolve em água salgada e garrafas PET transformadas em vassouras
- Fuplastic e Red Bull Bragantino firmam parceria para prédio sustentável, garrafas de azeite de oliva de plástico reciclável e reciclagem com fungos
- Plástico feito de pás eólicas, fertilizante de plástico e sustentabilidade no agro
Ao tomar essa decisão, a organização compromete sua competitividade, o que provoca pequenos ruídos que prejudicam o fluxo produtivo. Bem como, a interação entre os setores e a solução de problemas que exigem correção.
Sendo assim, descubra os problemas mais comuns de quem não usa ERP na indústria.
Problemas de não ter um ERP na indústria
- Descentralização dos processos:
Para que uma indústria funcione de forma eficiente, todos os setores devem estar alinhados, evitando erros, desperdícios e atrasos desnecessários. A ausência de centralização dificulta a detecção de erros ou falhas ao longo das etapas dos processos industriais. Assim, compromete a integração dos processos, resultando em falhas de gestão e desorganização
- Falha nas tomadas de decisões:
O ERP reúne, em um só lugar, informações fundamentais para a gestão, o monitoramento de processos e o crescimento da empresa. Sendo assim, ao integrar todos os setores, o sistema melhora a qualidade dos dados obtidos, permitindo uma tomada de decisões com base em relatórios e indicadores confiáveis.
A ausência de um ERP, por outro lado, dificulta a compreensão das demandas de cada área e prejudica a produtividade. Ao mesmo tempo que compromete a definição de caminhos estratégicos, aumentando o risco de decisões inadequadas.
- Erros Humanos
Erros humanos fazem parte do cotidiano das indústrias, mesmo entre os profissionais mais qualificados. Essas falhas, no entanto, podem acarretar prejuízos financeiros e um longo tempo até que soluções sejam implementadas.
Não incluir um ERP impede a automação de processos críticos. Com isso, tornando as operações mais suscetíveis a erros e dificultando a busca por excelência operacional.
- Descontrole dos Gastos
Sem um controle de custos, investimentos, despesas e perdas, uma indústria sofre prejuízos financeiros. Assim, não alcança o seu crescimento esperado e, em casos críticos, enfrenta o fechamento por falta de recursos.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.