Blobweb
NotíciasPerguntasPlástico

O que fazer com o aditivo oxidegradável?

O plástico oxidegradável é um plástico que recebe um aditivo para acelerar seu processo de degradação, mas não se decompõe e não é biodegradável. Parte desses aditivos é desenvolvido sob medida para as necessidades específicas.

A intenção do plástico oxidegradável é que junto com o aditivo pró-oxidante acelere a decomposição do plástico, fazendo com que ele passe por um processo de oxidação, e assim ao invés de demorar anos para se decompor, ele levaria apenas 18 meses.

O aditivo oxidegradável é granulado que ao ser introduzido no processo de fabricação de um plástico, torna esse produto degradável, em um tempo menor.

O aditivo funciona por meio da decomposição das ligações de carbono no plástico, fazendo que com o peso molecular dele diminua.

Esse aditivo vai acelerar a fragmentação do plástico. Que não desaparece, mas vira um pó, que pode parar em locais impróprios para esse plástico. Quando lançado na natureza, tem suas moléculas fragmentadas em moléculas pequenas pela oxidação. Esse processo visa facilitar a degradação por dos micro-organismos que existem na natureza, e assim utilizam os fragmentos menores como fonte de energia. 

Esse aditivo não muda a aparência, cor, textura, transparência, espessura ou resistência da embalagem. Visualmente a embalagem com o aditivo não tem alterações comparada com a embalagem comum sem o aditivo.

Esse aditivo pode ser de origem vegetal, e as embalagens e produtos fabricados com esse aditivo não geram microplásticos. É uma família de aditivos plásticos com finalidades diferentes para atender as necessidades de cada material.

Aplicações

Quando o aditivo é aplicado na matéria-prima durante a produção do plástico, como sacolas de supermercados e embalagens plásticas, gera um processo mais rápido de degradação. Este aditivo é aplicado em matérias-primas como PEAD, PEBD, PP.

Componentes

Aditivos pró-degradantes que facilitam a fragmentação do plástico, utilizado em: PEAD, PEBD, PP.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo