Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Expectativa de crescimento na atividade industrial

A pesquisa da CNI, indica crescimento na produção e emprego pelo quarto mês consecutivo

Assim como em julho, o mês de agosto registrou avanço na atividade industrial. Esse é o quarto mês do ano que fecha em saldo positivo, segundo a pesquisa Sondagem Industrial, da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Além disso, o levantamento indica que houve aceleração no ritmo de crescimento do setor em relação a julho.

Isso porque, agosto registrou crescimento na produção e no emprego. Para a entidade, as expectativas seguem otimistas para que setembro também feche em alta.

Leia mais:

Em nota, a CNI disse: “Espera-se elevação da demanda, da quantidade exportada, do número de empregados e das compras de matérias-primas para os próximos meses”.

Ainda mais, a entidade afirmou que a intenção de investir avançou pelo segundo mês consecutivo, alcançando o maior valor de setembro desde o início da série.

A evolução da produção

A princípio, o índice de evolução da produção registrou 54,5 pontos em agosto, o que significa um aumento de 4,5 pontos ante julho.

Já que o mês anterior registrou 50 pontos nessa atividade industrial. “O índice de agosto de 2022 está um pouco acima da média. Ou seja, o resultado indica aumento no ritmo de produção acima do esperado para o mês”, explica a CNI.

Outro campo de crescimento foi o emprego industrial, tendo um aumento de 2,2 pontos em agosto comparado a julho.

Segundo a entidade, geralmente, os meses de agosto registram queda no emprego, ficando abaixo dos 49 pontos. Porém, agosto deste ano marcou 52,2 pontos.

Outra alta não muito comum, foi no UCI (Utilização da Capacidade Instalada). Isso porque, o UCI de agosto fechou em 73%, que de acordo com a CNI, esse é o valor mais alto para um mês de agosto desde 2013.

Expectativa de crescimento no mês de setembro

Ainda sob as projeções da Sondagem Industrial, a expectativa da atividade industrial para setembro é seguir em acima dos 50 pontos.

Nesse sentido, a expectativa de demanda ficou em 59,3 pontos, representando uma leve queda, de 0,4 pontos.

Apesar disso, o índice de expectativa de número de empregados ficou em 53,9 pontos, um aumento de 0,2 pontos.

Já o índice de expectativa de compras de matérias-primas registrou recuo de 0,4 pontos. Isto é, marcando 56,9 pontos.

O índice de expectativa de quantidade exportada ficou estável, com 52,8 pontos. O índice de investimento alcançou 59 pontos, sendo o maior entre meses de setembro desde o início da série da CNI.

Contudo, a pesquisa ouviu 1.781 empresas, entre os dias 1 e 12 de setembro, sendo 696 de pequeno porte, 637 de médio e 448 de grande porte.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo